Saiba como elaborar questões de Múltipla Escolha. Sugestões para o professor elaborar as questões de prova, testes e simulados.
Saiba como elaborar questões de Múltipla Escolha
1. Use descritores plausíveis nas questões de múltipla escolha
• Escreva as opções para que tenham conteúdo homogêneo• Use as respostas dadas em exames anteriores abertos para fornecer informações realistas
2. Use um formato de pergunta
• Os especialistas incentivam itens de múltipla escolha a serem preparados como perguntas (em vezdeclarações incompletas)
Formato de Instrução Incompleta : A capital da Bahia é?
Formato de pergunta direta : Qual das seguintes cidades é a capital do Paraná?
3. Aplique questões relativas a retorno de informações
• Use perguntas sobre conteúdos com mais memória. Essas perguntas exigem que os alunosrecordar princípios, regras ou fatos em um contexto da vida real.
Exemplo apenas de memória
Exemplo de capacidade para justificar métodos e procedimentos
Por que a iluminação adequada é necessária em um aquário equilibrado?
a. Os peixes precisam de luz para ver sua comida.
b. Os peixes absorvem oxigênio no escuro.
c. As plantas expelem dióxido de carbono no escuro.
d. As plantas crescem muito rapidamente no escuro.
4. Mantenha tamanho das opções semelhantes nas questões múltipla escolha
• Evite fazer da sua resposta correta a resposta mais longa ou curtaPublicidade
5. Equilibre o posicionamento da resposta correta
• Respostas corretas são geralmente a segunda e terceira opção6. Seja gramaticalmente correto
• Use palavras simples, precisas e inequívocas• Os alunos terão mais probabilidade de selecionar a resposta correta encontrando a
opção gramaticalmente correta
7. Evite pistas para a resposta correta
• Evite responder a uma pergunta no teste dando a resposta em algum outro lugar no teste• Revise o teste por alguém que possa encontrar erros, pistas, problemas de gramática e pontuação antes de administrar o exame para alunos
• Evite extremos - nunca, sempre, apenas
• Evite palavras sem sentido e declarações irracionais
8. Evite perguntas negativas
• Os alunos podem encontrar uma resposta incorreta sem conhecer oresposta correta
9. Use apenas uma opção correta (ou certifique-se de que a melhor opção seja claramente a melhor
• O item deve incluir um e apenas um correto ou claramente melhor responda• Com uma resposta correta, as alternativas devem ser mutuamente exclusivas e não se sobrepõe
10. Dê instruções claras Tais como:
As perguntas 1 a 10 são perguntas de múltipla escolha, projetadas para avaliar sua capacidade delembrar-se de conhecimentos básicos e fundamentais relacionados a este curso.
Por favor, leia cada pergunta cuidadosamente antes de ler as opções de resposta.
As perguntas 11 a 20 são perguntas de múltipla escolha, elaboradas para avaliar sua capacidade de
pense criticamente sobre o assunto.
11. Use apenas um único problema claramente definido e inclua a idéia principal em a questão
• Os alunos devem saber qual é o problema sem precisar ler o opções de resposta12. Evite a opção "Todas as opções acima"
• Os alunos precisam apenas reconhecer duas opções corretas para obter a resposta correta13. Evite a opção "Nenhuma das opções acima"
• Você nunca saberá se os alunos sabem a resposta corretaPor Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
0 comentários:
Postar um comentário