Publicidade

Profissões: Engenharia Civil

Profissional de Engenharia Civil


Talvez você esteja se perguntando: Qual profissão combina mais comigo? Os Engenheiros Civis têm uma ampla gama de opções na carreira para escolher. Engenheiros civis trabalham empresas de construção, empresas de manufatura, empresas de energia e consultoria empresas de engenharia, etc. Muitas oportunidades de emprego em engenharia civil existem na cidade, município, agências governamentais estaduais e federais. 

Talvez você tenha algumas curiosidades sobre a engenharia civil:
  • Como é o curso de engenharia civil?
  • Quero ser um graduando em engenharia civil?
  • Onde fazer o curso de engenharia?
  • Qual é a melhor faculdade de engenharia civil?
  • Quais são as cadeiras engenharia civil?
  • Como são feitos os projetos de engenharia civil
  • Como é a grade horaria engenharia civil?
  • Qual é o valor do curso de engenharia civil?

A engenharia civil em nosso cotidiano


A engenharia civil afeta muitas de nossas atividades diárias: os prédios em que vivemos e trabalhamos, instalações de transporte que usamos, a água que bebemos e os sistemas de drenagem e esgoto necessário à nossa saúde e bem-estar são projetados por Engenheiros civis que, realizam atividades como: 

  1. • Projetar e supervisionar a construção de pontes, túneis, grandes edifícios, represas e áreas costeiras estruturas. 
  2. • Planejar, construir e manter ferrovias, rodovias e aeroportos. 
  3. • Conceber sistemas para o controle e fluxo eficiente de tráfego. 
  4. • Planejar e construir projetos de navegação fluvial e controle de inundações. 
  5. • Fornecer plantas e sistemas para abastecimento de água e esgoto e descarte de lixo. 
Publicidade

Construir pode ser um impulso primordial. 

Nossas construções, enquanto elas podem ser simplesmente para abrigo ou transporte, muitas vezes incluem toques estéticos que estão lá para nos fazer sentir bem sobre o que nós construímos. Assim, as pontes têm desenhos geométricos destinados a suportar o peso, mas também têm um detalhamento artístico e um “visual” que define a época em que foram construídos. 

Na construção de edifícios, fotos técnicas, rodovias e pontes, engenheiros civis trabalham com arquitetos para desenvolver a aparência da estrutura. Construções feias representam uma falha na comunicação entre os dois profissionais; um edifício que cai, ou não pode ser mantido, também pode representar um problema, mas que o civil engenheiro poderia ter evitado.


O que é engenheiro? 
Aquela dúvida comum: Em qual profissão eu me encaixo?  Os engenheiros são solucionadores de problemas! 

  • "A engenharia está preocupada com a implementação de uma solução para um problema prático. Um cientista pode perguntar "por quê?" e prossiga para pesquisar a resposta à pergunta. Por contraste, engenheiros querem saber como resolver um problema e como implementar essa solução. Em outras palavras, cientistas investigam fenômenos, enquanto engenheiros criam soluções para problemas ou melhorar as soluções existentes. Um cientista constrói para aprender. Um engenheiro aprende para construir. ” ( http://www.wordiq.com/definition/Engineering ) 



O que é engenharia civil?  


Uma maneira de definir engenharia é: 

  • "A diferença entre ciência e A engenharia foi bem explicada por Theodore Von Karman, engenheiro aeroespacial . Como ele declarou: "Os cientistas descobrem o mundo que existe; os engenheiros criam o mundo que nunca existiu". ( http://www.discoverengineering.org/aboutengineers.asp )

Profissional engenheiro civil


No Brasil a Lei 5.194/66 Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.

De acordo com o Art. 2º dessa lei o exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado:

  • a) aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País;
  • b) aos que possuam, devidamente revalidado e registrado no País, diploma de faculdade ou escola estrangeira de ensino superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, bem como os que tenham êsse exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio;
  • c) aos estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interêsse nacional, tenham seus títulos registrados temporàriamente.

A Lei 5.194/66 também define as Atribuições profissionais e coordenação de suas atividades. No Art. 7º temos que as atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo consistem em:

  • a) desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e privada;
  • b) planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;
  • c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
  • d) ensino, pesquisas, experimentação e ensaios;
  • e) fiscalização de obras e serviços técnicos;
  • f) direção de obras e serviços técnicos;
  • g) execução de obras e serviços técnicos;
  • h) produção técnica especializada, industrial ou agro-pecuária.


A RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973 do CONFEA discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia e no Art. 7º afirma que compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE Fortificação e Construção:

  • I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.

Projetos de Engenharia Civil

Profissões: Engenharia Civil


Organizações de engenharia civil estão envolvidas com o planejamento, projeto, projeto gestão, gestão da segurança, construção, manutenção, operação e desmantelamento do: 

  1. - Sistemas de transporte - Estradas, ferrovias, aeroportos, canais, portos, molhes, pontes e túneis para transportar mercadorias e pessoas com rapidez e segurança. 
  2. - Serviços de saúde pública e ambiente 
  3. - Abastecimento de água, barragens, reservatórios, oleodutos para fornecer água potável e energia hidrelétrica; esgotos, tratamento de esgoto obras, emissários de esgoto para evitar poluição e doenças; irrigação, drenagem regimes de aumento das terras aráveis, de inundações e de protecção costeira, de drenagem aterros, quebra-mares e paredões 
  4. - Estruturas - Pontes, viadutos, plataformas petrolíferas, redes de distribuição de eletricidade, fundações e estruturas estruturais para edifícios de todos os tipos de casas e escolas para escritórios e fábricas, estádios esportivos e hospitais; inundação e costeira proteção, drenagem de terrenos, aterros de rios, quebra-mares e muros de mar.



As atividades profissionais abrangem a expertise dos membros (construção, design, gerenciamento de projetos, supervisão, tecnologia de materiais, desenvolvimento, TIC, etc.) em diferentes áreas da engenharia civil. Assim, podemos esperar que a Engenharia Civil continuará a evoluir ao longo do tempo, como resultado de tais influências como:

Desafios da Engenharia Civil

  1. • novos desafios de engenharia (por exemplo, mudanças climáticas, ênfase na sustentabilidade, escassez, terrorismo, aumento da frequência e gravidade dos desastres naturais); • novas tecnologias (por exemplo, gerenciamento de informações de construção, materiais de alto desempenho, edifícios inteligentes e tecnologias de detecção); 
  2. • mudanças no ambiente de negócios internacionais (por exemplo, capital financeiro limitado, serviços de engenharia entregues via internet, maior consolidação do mercado); 
  3. • mudanças na lei e no ambiente regulatório (por exemplo, leis de licenciamento, regulamento); 
  4. • mudanças nas relações entre e dentro das disciplinas de engenharia (por exemplo, papel em evolução de paraprofissionais); e 
  5. • falhas de engenharia (por exemplo, o furacão Katrina, o vazamento de óleo no Golfo, o Minneapolis I-35 colapso da pontes


Profissões e o que fazem é o que estamos publicando no Blog. 
Guia do estudante, lista, tudo sobre profissões, nomes e características. Nesta postagem você acompanhou um guia da carreira engenharia civil para ajudá-lo a escolher quais as profissões que lhe interessam. Feira de profissões são boas oportunidades para conhecer o mercado. Pesquisa sobre profissões, todo tipo de profissão é possível encontrar em sites da internet. Cursos, faculdades, profissões tecnológicas e das mais diversas áreas.


Fontes:
Lei 5.194/66
Resolução 218/73 CONFEA
http://civil.colorado.edu/~silverst/cven1317/CEintro-F04.pdf
https://webpages.uncc.edu/~jmconrad/hsed/cveg_0in.pdf



Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar