Dicas e sugestões para o Planejamento da Educação Infantil




Dicas e sugestões para um Planejamento de Aula para Educação Infantil


  • Não existe uma fórmula para a criação de um ambiente ou a preparação de materiais / atividades para atingir os objetivos. Pense em vários pontos de vista e formular um plano totalmente elaborado, aproveitando ao máximo o ambiente e os materiais disponíveis.
  • Antes de projetar sua aula considere o que deseja que os alunos saibam e como você os avaliará.
  • As atividades das crianças nem sempre acontecem como você planejou. Como o tempo passa e como as crianças experimentam várias coisas, elas se desenvolvem e mudam progressivamente. É importante observe as crianças cuidadosamente e melhore o plano de acordo com o seu desenvolvimento.
  • As atividades que são familiares às crianças estimulam seu envolvimento voluntário e ativo.
  • Pense nas atividades que estão intimamente ligadas à sua vida diária e a melhor maneira de apoiar eles.
  • Respeitar a cultura, a natureza e a tradição do seu país ou da região em que vive e
  • Tente integrá-los no plano de instrução, que será muito atraente para as crianças
  • Utilize várias formas de avaliação, incluindo diagnóstica, formação e somativa para planejar a aula e e se informar sobre seu trabalho
  • Indique como você esclarece as expectativas dos alunos usando: instruções explícitas, incluindo dicas visuais modelagem o estudante repetição de detalhes.
  • Relacione as avaliações formativas você usa com mais frequência para identificar as necessidades dos alunos e planejar suas aulas
  • Compartilhe as maneiras que você fornece aos alunos e famílias como feedback oportuno sobre o aprendizado do aluno e fornecer orientação para melhoria

Três aspectos fundamentais para um Planejamento de Ensino


  • 1. Conteúdo das atividades: o que você espera que as crianças experimentem.
  • 2. Objetivos do conteúdo curricular: aspectos que se espera desenvolver através das atividades.
  • 3. Criação do ambiente: como fornecer um ambiente apropriado para alcançar os objetivos do conteúdo curricular.

Dicas e sugestões para o Planejamento da Educação Infantil






Estratégias para facilitar a aprendizagem no sala de aula para a primeira infância que incluiem: 

  • o reconhecimento, 
  • o encorajamento, 
  • o feedback específico, 
  • a modelagem, 
  • a demonstração, 
  • o adicionar desafio, 
  • dar sugestões ou outra assistência, 
  • fornecer informações e dar instruções 
  • comunicar com as famílias

Modelo de Plano de Aula


Ensinando a um objetivo (objetivo da lição - não um "passo".) 
1. Objetivos 
2. Definir [gancho] 
3. Padrões / expectativas 
4. Ensinando • entrada • Modelagem/demonstração •Direcionamento  • Verificar a compreensão.
5. Prática Orientada 
6. Encerramento 


Objetivos e conteúdo curricular

Os objetivos da educação infantil são alimentar as emoções, a vontade e as atitudes que espera-se que seja desenvolvido quando as crianças deixarem o jardim de infância.
O 'conteúdo curricular' é desenvolvido com a intenção de alcançar os objetivos não só as atividades em si, mas também os aspectos psicológicos, como um sentido de realização, satisfação ou realização que as crianças podem sentir através das atividades incluído no "conteúdo do currículo".
Criação de um ambiente apropriado - Depois de esclarecer os 'objetivos' e 'conteúdo do currículo', pense em como criar ambiente apropriado para alcançar esses objetivos. As crianças vivem e se desenvolvem através de suas interação com o meio ambiente. Fatores-chave de um ambiente apropriado para
a educação da primeira infância é "livre de perigo", "apropriada ao seu nível de desenvolvimento", 'Satisfazer os interesses e a curiosidade das crianças' e 'estimular as crianças a tentar tarefas que professores querem que eles consigam '. Os professores tentam criar um ambiente que incentive as crianças envolver-se voluntariamente em seu ambiente, combinando os fatores mencionados acima.

Tipos de Planejamento de Ensino


Planejamento de Ensino: Planos de Longo Prazo e Planos de Curto Prazo
Existem dois tipos de planejamento de ensino - planos de longo prazo: anuais e mensais
planos e planos de curto prazo: planos semanais e diários.
  • Planejamento anual: plano de instrução que cobre um ano letivo 
  • Planejamento mensal: plano de ensino que cobre um mês 
  • Planejamento Semanal: plano de instrução que cobre uma semana e é formulado concretamente para colocar a mensalidade planejar em prática, prestando atenção ao continuidade da vida
  • Plano de aula diário: plano de instrução que cobre um dia e mostra a vida de crianças no jardim de infância em detalhes.


Deve ser lembrado que os planos são meros "planos". Se os professores se apegarem àqueles
planos, mas a educação tem pouco a ver com a realidade da vida das crianças, eles não podem


promover o desenvolvimento adequado. É importante que os professores sejam sensíveis - as mudanças interesses das crianças, atitudes em relação à sua vida ou brincadeira, relações com professores ou outras crianças, ou mudanças de clima / temperatura - e então modifique ou altere os planos de forma flexível.

A importância do Planejamento na Educação Infantil


O básico da educação infantil é respeitar a vida de uma criança e promover atividades voluntárias. No entanto, respeitar a voluntariedade das crianças não significa deixe-os jogar como quiserem. Os professores devem educar as crianças dentro dos objetivos e perspectivas da educação infantil.
O currículo é um plano educacional holístico formulado com a intenção de alcançar objetivos específicos ao longo da vida de uma criança Jardim da infância.
Por outro lado, os planos de instrução são formulados mais concretamente para atingir os objetivos estipulados no currículo. Eles mostram "quando" e "que tipo de atividades das crianças fazem com o objetivo de promover seu desenvolvimento e vida ativa. 
Procure arduamente entender sobre as crianças, e especialmente reconhecer seus interesses, atitudes em relação à sua vida ou brincar e relacionamentos com professores e outras crianças. E assim os planos de aula devem ser formulados para que as crianças possam ter experiências apropriadas para sua idade ou desenvolvimento.

Os professores formulam planos de aula, definindo objetivos e conteúdo do currículo para que o  currículo seja colocado em prática, criando um ambiente que permita que as crianças alcancem o objetivos e conteúdo curricular e certificando-se de que o apoio dos professores conduza as atividades em uma direção favorável.


Pontos para consideração para o Planejamento:


Formulação de Planos de Instrução a Longo Prazo / Curto Prazo
Compreensão do Desenvolvimento da Criança e da Criança
Em primeiro lugar, é crucial entender a criança - que deve ser o foco da primeira infância Educação.
Tente entender cada criança sabendo sobre aspectos como antecedentes familiares, nível de desenvolvimento atual, seus interesses, a atitude em relação à vida ou ao brincar e ao relacionamento
com professores ou outras crianças e assim por diante. Uma maneira de alcançar esse entendimento é aprender sobre a 'criança média' durante a primeira infância, do ponto de vista psicologia  esenvolvimental / infantil. Em outras palavras, você entende a natureza do futuro criança ', com base no conhecimento acadêmico.
O outro aspecto é mais prático - reconhecer o desenvolvimento infantil olhando de perto o estado de cada criança. Mesmo na mesma classe com crianças da mesma idade, cada uma tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, que deve ser plenamente respeitado. Em suma, tente ver e entender o estado real de cada criança.

Planejamento Anual

O plano anual é formulado pensando em um ano de vida de uma criança em relação ao currículo de um jardim de infância. Ao formular o plano, primeiro você precisa saber sobre o crianças. Pensando no número de crianças, na proporção de meninos e meninas e na idade diferença em sua classe ajuda você a entender seus interesses e curiosidades.
Em segundo lugar, você tem que pensar profundamente sobre como colocar eventos anuais que marcam os estágios de desenvolvimento. É importante formular um plano anual que garanta que as crianças não se sintam oprimidas. Além disso, as mudanças das estações devem ser levadas em conta
consideração. Um plano deve encorajar as crianças a perceberem as mudanças das estações e desenvolver suas emoções através do contato próximo com a natureza e as estações do ano.

Planejamento Mensal

Nós fazemos um plano mensal detalhado com base no plano de instrução anual. O plano mensal é formulado levando em consideração a temporada, eventos no mês, fase de desenvolvimento infantil e assim por diante.

Planejamento Semanal

O plano de instrução semanal é formulado para colocar o plano mensal em prática. Em formulando-a, deve-se considerar a continuidade da vida das crianças, porque geralmente passamos nossa vida diária semanalmente. E assim o plano semanal é muito concreto e prático.

Planejamento Diário

A unidade básica da vida de uma criança é um dia. Professores formulam um plano diário pensando em atividades infantis, a criação de um bom ambiente e como apoiá-los, esperando que eles podem passar uma vida plena e agradável no jardim de infância. Este é o mais prático e concreto plano de  aula, que mostra um dia de crianças no jardim de infância em detalhes.

Não há formato padronizado para o plano de aula. Embora alguns jardins de infância usem formato padronizado entre os professores, é basicamente um professor que é responsável por trabalhar fora e formulá-lo. Alguns professores experientes que podem facilmente pensar em vários aspectos importantes formulam um 'plano semanal e diário' que combina literalmente um 'plano semanal' com um 'plano diário'.


Referências
http://static.pdesas.org/content/documents/8_13_13_FINAL_ECE_Rubric Formatted 10_28_13 revised.pdf

https://earlychildhood.marylandpublicschools.org/system/files/filedepot/3/psmethmat071811.pdf

https://www.doe.in.gov/sites/default/files/turnaround-principles/8-steps-effective-lesson-plan-design-madeline-hunter.pdf



Por blog caderno de educação


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.