Publicidade

5 Museus para visitar, no Brasil


5 Museus para visitar, no Brasil

Você saberia dizer onde estão as principais obras de arte do mundo? E no Brasil, você sabe? No nosso país, cidade e arte estão mais ligados do que você imagina. Apesar de valer muito a pena visitar grandes museus no mundo, no Brasil há vários para você sair de lá com uma riqueza em cultura, arte e etc.
São museus modernos, interativos ou que abrigam relíquias da nossa história. Pretende viajar para algum lugar do Brasil nos próximos meses? Então fique de olho na lista abaixo. Quem sabe o local não está na lista? Assim você não perderá a chance de conhecer um museu brasileiro. Confira!


1: Pinacoteca, São Paulo
Se você pensa que vai a São Paulo apenas conhecer a Avenida Paulista, se engana. A cidade possui uma riqueza incomparável quando falamos de arte. Bem no coração de São Paulo, no Jardim da Luz, você encontra a Pinacoteca.
O local fica sediado em um edifício do ano de 1900, que foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi. A Pinacoteca possui um dos maiores acervos de arte brasileira. São mais de dez mil peças.
O lugar também abriga a Coleção Brasiliana, com trabalhos de artistas estrangeiros que atuam no Brasil. Se você passar por lá, você também tem a oportunidade de conhecer um conjunto de obras do modernismo brasileiro.


2: Oscar Niemeyer, Curitiba
Esse museu pode ser definido com uma mistura de arte e arquitetura. O local foi projetado por Oscar Niemeyer. O primeiro prédio foi construído em 1967 e o segundo bem no início dos anos 2000. O local conta com um rico acervo de arquitetura, artes visuais e design.


3: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é uma cidade bastante conhecida por suas praias e eventos badalados. Mas, a cidade também é palco de cultura e abriga o Museu do Amanhã, projeto arquitetônico do espanhol Santiago Calatrava. O local foi construído do lado da Praça Mauá para ser um museu de artes e ciências.
O museu se destaca por conta do seu acervo principal de uma exposição digital. A exposição foca mais em ideias do que em objetos. Além disso, conta também com mostras que falam sobre as mudanças climáticas, colapso social e degradação ambiental.
O destaque do Museu do Amanhã se dá justamente por isso: pelas suas escolhas sustentáveis.
Museu do Amanhã - RJ


4: Inhotim, Minas Gerais
Inhotim fica em Brumadinho, cidade de Minas Gerais. O local é considerado o maior centro de artes ao ar livre da América Latina. Bem na Mata Atlântica, o museu é a céu aberto e conta com jardins, galerias, intervenções no meio da natureza e edifícios.
Além disso, no local você também encontra cinco lagos ornamentais com 3,5 hectares de espelhos de água. São 170 obras de exposição e 98 bancos do designer Hugo França. Os bancos foram feitos de raízes e troncos do pequi-vinagreiro, uma árvore bastante comum na Mata Atlântica.
Mas não se preocupe. A Mata não foi desmatada para a confecção dos bancos. Tudo foi criado a partir de troncos e raízes que foram encontrados caídos ou mortos pela floresta.


5: Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, Rio Grande do Sul
Que tal fecharmos nossa lista com uma exposição bem interativa localizada em Porto Alegre? Desde 1998, o museu é considerado um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina.
Quem o visita, pode participar de atrações, fazendo experimentos sobre a Terra, o Universo, o Ambiente e o Homem. O local conta com mais de 700 experimentos. Uma arte diferente de ser vívida.


Espero que você tenha gostado de “viajar” pela cidade e arte que existe no nosso país. Que tal passar por uma dessas exposições quando você for montar o seu próximo roteiro turístico? Acredite, você não vai se arrepender.

Veja também:




Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar