Exercícios sobre Blocos Econômicos. 


Questões objetivas sobre Blocos Econômicos


1. (São José 2017) Especialistas afirmam que os blocos econômicos surgiram na esteira da globalização, com vistas a facilitar o comércio entre os países que deles fazem parte.

Exercícios sobre Blocos EconômicosO Brasil é membro efetivo de qual bloco econômico?

a. ( ) UE, União Europeia.
b. ( X ) Mercosul, Mercado Comum do Sul.
c. ( ) MCCA, Mercado Comum Centro-Americano.
d. ( ) NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
e. ( ) APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.


2. (Florianópolis 2012) O BRICS, grupo de cinco países classificados como em via-desenvolvimento ou emergentes, é composto
por:
a. ( X ) China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.
b. ( ) China, Brasil, Rússia, Índia e Arábia Saudita.
c. ( ) China, Brasil, Rússia, Indonésia e Arábia Saudita.
d. ( ) Coreia do Sul, Brasil, Rússia, Indonésia e África do Sul.
e. ( ) Coreia do Sul, Brasil, República Dominicana e Andorra.

3. (Tijucas 2011) Os mercados mundiais receberam com muita apreensão notícias de certos problemas na chamada “Zona do Euro”.
Assinale a alternativa que indica a razão dessa preocupação.
a. ( ) Os Estados Unidos, em virtude de seus graves problemas internos, deixaram de honrar o pagamento de títulos da sua dívida soberana em poder dos governos da Irlanda, Grécia e Espanha, causando sérios problemas para as
contas púbicas desses países.
b. ( ) Alemanha, França, Itália e Rússia tiveram grandes dificuldades para negociar seus títulos da sua dívida pública no mercado mundial em virtude da expansão incontrolada da sua economia e dos grandes déficits públicos que
vêm acumulando.
c. ( ) Alemanha, França, Itália, Rússia, Portugal e Espanha ameaçaram abandonar a zona do euro e adotar o dólar norte-americano como moeda, caso o Banco Central Europeu não determine a valorização imediata da moeda europeia, tornando os produtos do velho continente mais baratos no mercado externo.
d. ( ) Grécia, Espanha e Portugal lideraram um grupo de países que, em função de seus grandes superávits comerciais e pagamento antecipado das suas dívidas públicas, se tornaram os grandes investidores da zona do euro, desbancando países como a Alemanha e França.
e. ( X ) Grécia, Espanha e Portugal tiveram dificuldades para negociar seus títulos no mercado europeu em virtude da fragilidade das suas economias e de grandes déficits públicos que vêm acumulando.


4. (Camboriú 2015) Na VI Cúpula, realizada em Fortaleza no mês de julho de 2014), foram assinados os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) destinado
a prover apoio mútuo aos membros em cenários de flutuações no balanço de pagamentos.
Assinale a alternativa que identifica o mecanismo inter-regional a que se referem as informações acima e os países que dele fazem parte.
a. ( ) IBAS: Índia, Brasil, Argentina e África do Sul.
b. ( X ) BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
c. ( ) CPLP: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
d. ( ) MERCOSUL: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países da América do Sul.
e. ( ) UNASUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.


Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top