Administração Escolar e Gestão Escolar


Os termos “Administração Escolar” e “Gestão Escolar” são utilizados na bibliografia ora como sinônimos, ora como termos de diferentes sentidos.  A gestão da educação pode ser considerada um processo político-administrativo contextual, por meio do qual a prática social da educação é organizada, orientada e viabilizada de forma a atingir os objetivos da instituição: formar sujeitos participativos, críticos e criativos.

De acordo com Plano Nacional de Educação que uma gestão escolar democrática deve contar: com os conselhos municipais de educação e conselhos escolares como estratégias de participação
social. 

Frequentemente, gestão escolar é apresentada como um processo dentro da ação administrativa, outras vezes apresenta-se como sinônimo de gerência, já em outras situações, gestão aparece como uma “nova” alternativa para o processo político-administrativo da educação.


Administração Escolar e Gestão Escolar


 
Entender a gestão no seu sentido amplo significa entendê-la como processo político-pedagógico, que envolve os diversos momentos de participação e de estruturação da unidade escolar. Assim, a função do administrador escolar é Pautar-se em ações colegiadas, articuladas com os atores educativos/ sociais que compõem a escola.

Algumas teorias ou tendências que explicam a administração escolar têm origem em diferentes concepções teóricas e metodológicas que permeiam o conceito de administração em geral. Isso nos leva a compreender que conhecer a história da gestão e suas transformações econômicas e tecnológicas, bem como os princípios, funções e maneiras de gerir interferem na administração escolar.



Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
 
Top