Publicidade

Pirapora - Minas Gerais - MG

Pirapora - Minas Gerais - MG


Pirapora é uma cidade que apresenta um grande centro urbano, é um dos maiores pólos industriais do norte de Minas Gerais.  À margem direita do Rio São Francisco localiza-se Pirapora, do outro lado, à margem esquerda localiza-se Buritizeiro.


A vegetação que predomina em Pirapora é o cerrado, além da mata ciliar ao longo do São Francisco. 
Destaca-se nesta vegetação espécies como a aroeira, o buriti, a imburana e oangico.


Histórico de Pirapora





O topônimo Pirapora, de origem tupi, origina-se de pirá (peixe), poré (salto); “salto do peixe ou onde o peixe salta” (verbo tupi, no indicativo presente, conforme o eminente filólogo, Dr. Cristovam Ramos).
Pirapora sempre manteve o nome primitivo, embora por algum tempo tenha sido sede do distrito de São Gonçalo das Tabocas que compreendia a povoação de Pirapora. São Gonçalo das Tabocas ficava à margem do córrego São Gonçalo, nas proximidades de Lassance (hoje município). Segundo fontes merecedoras de crédito, tanto o córrego como o povoado receberam o nome de São Gonçalo das Tabocas, em homenagem ao Santo e por causa de grande quantidade de tabocas guadua superba Hub.) que existia na região. Por volta de 1678, segundo a tradição, dois ousados bandeirantes de nomes Soliros e Salmeron, que faziam parte da bandeira de Fernão Dias, desceram, com outros homens, o rio das Velhas e, servindo-se de canoas, subiram o rio São Francisco até o local denominando pelos índios de “Cachoeira do Pirapora”. Todavia, quando cautelosamente exploravam a região, foram atacados de surpresa pelos índios Cariris em frente à cachoeira, parecendo no combate muitos brancos, inclusive Salmerom. Depois disso, regressaram Soeiros e os homens que lhe restaram.
Sabe-se que os primeiros habitantes de Pirapora foram pescadores, não havendo, contudo detalhes a este respeito. Em 1852, por ordem imperial de Dom Pedro II, o engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld inicia o levantamento e estudos do São Francisco, com o objetivo de nele estabelecer a navegação a vapor até o oceano Atlântico, ficando estabelecida a possibilidade de ser a mesma praticada até Juazeiro, na Bahia, num percurso de 1371 quilômetros. Em seu relatório, Halfeld observa – Pirapora (em 1852) possui 30 a 35 casinhas cobertas de capim ou palha de coqueiro, habitadas por pescadores e suas famílias que se ocupavam em apanhar peixe, seca-lo em varais, vendendo às tropas que vão procurar, dirigindo-se mais para o arraial de Diamantina”.

Em 1852 sua população era estimada em 150 pessoas . Com a vinda em definitivo do capitão Antônio da Conceição Araújo, abastado fazendeiro e chefe político da vila de Guaicuí, ali chegado em 1860, é que se teve notícias dos nomes dos primeiros habitantes de Pirapora, naquela época. A partir desta data, teve o povoado satisfatório desenvolvimento. Em 1894 chega a Pirapora o coronel Joaquim Lúcio Cardoso (pai do atual Deputado Federal Adauto Lúcio Cardoso), representante da Fábrica de Tecidos Cedro e Cachoeira, dos irmãos Mascarenhas, construindo, nesse tempo, o depósito para compra de algodão em rama e venda de tecidos. O coronel Lúcio Cardoso, durante vários anos, lutou no sentido de que fossem até Pirapora os vapores que navegavam no Rio São Francisco, conseguindo, finalmente, seu intento.  (IBGE https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/pirapora.pdf)



Segundo Pereira (2015, p. 153) "Pirapora é ponto de referência na logística intermodal na região norte de Minas Gerais, e tornou‐se um município exportador de soja, sem produzi‐la, pois uma trading, a ADM  do  Brasil,  abriu  um  escritório  em  Pirapora tornando esse município seu domicilio fiscal". 



Pirapora - Rio São Francisco em Minas Gerais - MG
Pirapora - Minas Gerais

Localização, onde fica e como chegar


Se você não sabe como chegar à Pirapora, a principal rodovia que corta a cidade é a 365, além da 496. O Município está localizado na região central de Minas Gerais.

Segundo site da Prefeitura a necessidade de transporte da população do município é atendida por empresas do setor que atuam no Estado e no País, tais como: 
Empresa Gontijo de Transportes Ltda., 
Expresso União Ltda., 
Empresa de Transportes Novo Horizonte Ltda, 
Empresa de Transportes Sertaneja Ltda e 
Santo Antônio - Transprogresso Ltda,.

Atrações Naturais em Pirapora



  • Rio São Francisco 
  • Cachoeiras, 
  • Foz do Rio das Velhas, com ruínas de uma antiga igreja dos jesuítas em suas margens. 
  • Passeios turísticos de Pirapora, de Vapor até Barra do Guaicuí. (Vapor Benjamim Guimarães)



Festas populares em Pirapora


  • Carnaval, 
  • Festa do Sol 
  • Festa da Uva 
  • encontros de motociclistas, 
  • festivais de pesca, 
  • aniversário do município
  • exposições agropecuárias




Pontos Turísticos de Pirapora


  • Balneário das Duchas
  • Vapor Benjamim Guimarães
  • Museu dos Vapozeiros
  • Orla Fluvial
  • Ponte Marechal Hermes

Pode-se considerar que a estrutura hoteleira do município de Pirapora é grande com boas condições para onde dormir e com algumas opções de onde comer no centro da cidade. Não há um período certo para saber quando ir a cidade depende de seu objetivo.  Confira aqui no site da prefeitura local


Mapa





Fontes



PEREIRA,  Luiz  Andrei  Gonçalves.  Logística  de  Transportes  e  comércio Internacional: fluxos das exportações de mercadorias no Norte de Minas. 2015. 219  f.  Tese  (Doutorado  em  Geografia),  Instituto  de  Geografia,  Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. 




Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar