Publicidade

5 aspectos do Mito da Caverna do ponto de vista Epistemológico

5 aspectos do Mito da Caverna do ponto de vista Epistemológico


Mito da Caverna do ponto de vista Epistemológico Textos para aulas de filosofia.5 aspectos do Mito da Caverna do ponto de vista EpistemológicoNo famoso mito da caverna, Platão (428–347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz do dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras.
Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico e o político. Do ponto de vista epistemológico, é possível afirmar que:
  • 1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das idéias gerais e essências imutáveis.
  • 2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das idéias.
  • 3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
  • 4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
  • 5. As idéias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a idéia de Bem.

Muitos professores solicitam que seus alunos interpretem o mito da caverna do ponto de vista epistemológico: eis uma sugestão.


Fonte: Questão da Prova para Professor de Filosofia da SEED-PR



Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar