Publicidade
Nesta postagem você vai encontrar uma série de exercícios de história do Período Colonial (Brasil Colônia) sugerido para provas, testes, simulados e aulas. Questões para o ensino fundamental 7º ano e ensino médio.

Exercícios de História do Período Colonial (Brasil Colônia), com gabarito


Exercícios de História do Período Colonial (Brasil Colônia), com gabarito


1. Sistema que era a unidade básica de produção da primeira grande atividade agrícola brasileira no período colonial sendo fundamentado no trabalho escravo e sua produção destinava-se ao mercado estrangeiro.
a. ( ) Capitalismo
b. ( X ) Engenho
c. ( ) Manso Senhorial
d. ( ) Senzala
e. ( ) Lavra

2. A expressão “quilombolas” remete a um importante momento na história do Brasil Colônia.

Assinale a alternativa que o identifica.
a. ( X ) A resistência dos negros à escravidão.
b. ( ) A proibição, pelo Santo Oficio, da prática de música na Senzala.
c. ( ) O desenvolvimento da indústria, no século XVIII, no sudeste do Brasil.
d. ( ) A vinda dos primeiros africanos, a bordo dos quilombos, como eram chamados os navios negreiros.
e. ( ) A destruição do Quilombo dos Palmares, erguido na Serra Dona Francisca, durante a Guerra do Contestado.

3. Sistema que tem como base a grande propriedade, monocultura e trabalho escravo. Sua produção tinha como destino principal o mercado externo.

Assinale a alternativa que indica a atividade econômica do Brasil Colônia a que se referem as informações acima.
a. ( ) A agricultura da soja
b. ( ) A extração do pau Brasil
c. ( ) A produção de biodiesel
d. ( ) A mineração do ouro e dos diamantes
e. ( X ) O cultivo da cana-de-açúcar

4.  No Brasil no século XVIII, dois movimentos ocorridos puseram em xeque o sistema do período colonial e nos quais se percebe influência das ideias do Iluminismo. Assinale a alternativa que indique essas manifestações

a. ( ) Rebelião de Vila Rica e Guerra dos Cabanos
b. ( X ) Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana
c. ( ) Guerra dos Mascates e Revolta dos Alfaiates
d. ( ) Revolta da Chibata e Revolução Praieira
e. ( ) Guerra Farroupilha e Revolução Pernambucana

5. Analise a afirmação abaixo:
O escravo era as mãos e os pés do Senhor de Engenho”.
A afirmação de Antonil, em sua obra Cultura e Opulência do Brasil, deixa clara a importância da mão de obra escrava no período colonial, notadamente na:
a. ( ) Pecuária sulina.
b. ( ) Pecuária nordestina.
c. ( ) Extração da borracha.
d. ( X ) Lavoura de cana de açúcar.
e. ( ) Lavoura cafeeira.

6. Sobre o sistema escravista no Brasil Colônia, é correto afirmar:
a. ( ) Com a adoção da escravidão negra a escravização dos indígenas foi completamente abandonada.
b. ( ) A alta produtividade dos escravos transferidos da África provocou o desaparecimento do trabalho assalariado.
c. ( X ) O tráfico de escravos reduzia foi essencial à montagem do latifúndio exportador no Brasil colônia.
d. ( ) Os altos custos dos escravos negros levaram os senhores a incentivar a natalidade entre os africanos.
e. ( ) A legislação escravista metropolitana dava o mesmo tratamento aos povos indígenas e africanos.

7. Analise as afirmativas sobre a lavoura canavieira no período colonial.

  • 1. A implantação da lavoura canavieira atendeu aos interesses da Metrópole de ocupar economicamente o Brasil e assegurar imensos lucros ao reino lusitano.
  • 2. A lavoura canavieira se assentou no tripé da monocultura, voltada para a exportação e na mão de obra escrava.
  • 3. A lavoura de cana de açúcar visou, prioritariamente, atender às necessidades do mercado interno e, num segundo momento, exportar os seus excedentes.
  • 4. A economia canavieira assegurou o desenvolvimento do Nordeste, a expansão do mercado interno e a acumulação de capitais que permitiu – mais tarde – a industrialização.
  • 5. O crescimento da lavoura canavieira permitiu a formação de uma rica e influente burguesia mercantil na colônia portuguesa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( X ) São corretas somente as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas somente as afirmativas 3 e 5.
d. ( ) São corretas somente as afirmativas 1, 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


8. Relacione as atividades da economia no período colonial com suas consequências no processo histórico brasileiro.

Coluna 1 Atividade econômica
1. Lavoura canavieira
2. Drogas do Sertão
3. Pau-Brasil
4. Pecuária Sulina
5. Mineração

Coluna 2 Consequências
( ) Formação de um mercado interno.
( ) Formação inicial da sociedade brasileira.
Introdução da mão de obra escrava em larga escala.
( ) Povoamento do Planalto Catarinense.
( ) Fundação de feitorias.
( ) Desbravamento da Amazônia

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,  de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 5 • 4 • 3 • 2
b. ( ) 3 • 4 • 1 • 5 • 2
c. ( ) 4 • 1 • 3 • 2 • 5
d. ( X ) 5 • 1 • 4 • 3 • 2
e. ( ) 5 • 4 • 1 • 2 • 3


9. Leia o texto:

Senhor [El-Rei D. Manuel], […] E hoje que é sexta-feira,
primeiro dia de maio, saímos em terra com nossa bandeira;
e fomos desembarcar no rio acima […] Até agora
não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra
coisa de metal […] Contudo a terra em si é de muitos
bons ares, frescos e temperados como dos de EntreDouro
e Minho […] Em tal maneira é graciosa que,
querendo a aproveitar-se há nela tudo, por causa das
águas que tem! […] Contudo, o melhor fruto que dela
se pode tirar parece-me que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.

Com base no texto e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo.
  • 1. Os portugueses, desde o descobrimento, buscaram encontrar metais preciosos na terra brasileira.
  • 2. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, prenunciou-se a vocação agrícola das terras brasileiras.
  • 3. Já em 1500 a esquadra de Cabral logrou encontrar ouro na terra descoberta, precisamente nos então chamados Campos de Goiataquazes.
  • 4. Embora no século XVIII tenha se vivido o auge da mineração, as primeiras descobertas de ouro na Colônia já ocorreram no século XVII.
  • 5. A economia da Mineração teve entre outras consequências, além da interiorização do povoamento, o desenvolvimento do comércio interno na colônia.
  • 6. Somente os escravos trabalhavam nas minas de ouro do Brasil, uma vez que não era permitido aos homens livres adentrarem na região da mineração.
  • 7. Entre as consequências do crescimento da mineração podemos apontar a transferência da capital do Estado do Brasil para o Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que indica todas os itens corretos.
a. ( ) Estão certos apenas os itens 3 e 6.
b. ( ) Estão certos apenas os itens 2, 3, 5 e 7.
c. ( ) Estão certos apenas os itens 2, 4, 5 e 7.
d. ( X ) Estão certos apenas os itens 1, 2, 4, 5 e 7.
e. ( ) Estão certos os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

10. São características da empresa agrícola montada no Brasil Colônia:
a. ( ) Grandes Propriedades, policultura e trabalho livre.
b. ( X ) Latifúndio, monocultura e trabalho escravo.
c. ( ) Latifúndio, monocultura e trabalho assalariado.
d. ( ) Pequenas propriedades, monocultura e trabalho escravo.
e. ( ) Minifúndio, policultura e trabalho assalariado.


27. (Criciúma 2014) No contexto da Expansão Napoleônica, o governo português transferiu-se para o Brasil.
Está entre as medidas tomadas na antiga Colônia, pelo Príncipe Regente:
a. ( X ) A assinatura do Tratado de Comércio e Navegação que beneficiava, com taxas favorecidas de importação, o comércio inglês.
b. ( ) A abertura dos portos às nações amigas, exceto à Inglaterra, que foi proibida de comerciar com a colônia.
c. ( ) A criação do monopólio comercial que entregava aos ingleses a exclusividade do comércio com o Brasil.
d. ( ) O Pacto Colonial, que proibia à colônia o comércio com outros países além de Portugal.
e. ( ) A dissolução do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves.


Fonte:FEPESE

Por blog caderno de educação

.
Compartilhe em suas Redes Sociais!



Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Publicidade
Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top