Publicidade

10 Obras de Gonçalves Dias | Literatura Brasileira

10 Poemas de Gonçalves Dias

Na série de sugestões de leitura para quarentena, "Para ler na quarentena", confira alguns poemas de Gonçalves Dias para ler online.


Para Ler na Quarentena: 10 Poemas de Gonçalves Dias


Considerado um dos maiores poetas do Brasil, Antônio Gonçalves Dias nasceu em Minas Gerais, no ano de 1823. 

Gonçalves Dias era filho do comerciante português João Manoel Gonçalves Dias e Vivência Mendes Ferreira, uma mestiça de índio e negro, orgulhava-se de possuir nas veias o sangue das três raças que formavam o povo brasileiro.

Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 — Guimarães, 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. (Wikipedia)

Tradição literária conhecida como "indianismo", é famoso por ter escrito o poema "Canção do Exílio", o curto poema épico I-Juca-Pirama e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos, além de seu segundo mais conhecido poema chamado: Canções de Exílio que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. 

Gonçalves Dias é um autor importante para candidatos ao ENEM e vestibulares em todo o Brasil, além do que, o autor é cobrado em concursos públicos e nos mais diversos tipos de exame seletivo.

Sugestões
  • poemas para apresentar na aula de portugues
  • poemas para aula de literatura
  • poemas para sala de aula
  • poemas para trabalhar em sala de aula 
  • poesia para aula de portugues

Referências

LITERATURA DO BRASIL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_do_Brasil&oldid=54523986>. Acesso em: 17 mar. 2019.

GONÇALVES DIAS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gon%C3%A7alves_Dias&oldid=54604900>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Site: Domínio Público


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar