Veículos Escolares: Legislação Federal sobre o transporte escolar.

Veículos Escolares: Legislação Federal sobre o transporte escolar. Nesta postagem trouxemos as regras gerais do Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/97 sobre transporte escolar. Atenção! Existem regras municipais e estaduais que regulamentam o tema, assim como normas do CONTRAN sobre o assunto. Confira em seu Estado ou Município a regulamentação local.

Veículos Escolares, legislação geral.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro na CONDUÇÃO DE ESCOLARES deve-se considerar:


Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

  • I - registro como veículo de passageiros;
  • II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;
  • III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;
  • IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
  • V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;
  • VI - cintos de segurança em número igual à lotação;
  • VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

Veículos Escolares: Legislação Federal sobre o transporte escolar.

Art. 137. A autorização a que se refere o artigo anterior deverá ser afixada na parte interna do veículo, em local visível, com inscrição da lotação permitida, sendo vedada a condução de escolares em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante.



Publicidade


Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

  • I - ter idade superior a vinte e um anos;
  • II - ser habilitado na categoria D;
  • III - (VETADO)
  • IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;
  • V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.



Art. 139. O disposto neste Capítulo não exclui a competência municipal de aplicar as exigências previstas em seus regulamentos, para o transporte de escolares.



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.