Questões de atualidades para concurso, com gabarito.

Nesta postagem você vai encontrar: questões de atualidades para concurso, atualidades do mundo, assuntos da atualidade, conhecimentos gerais para concurso, temas da atualidade, atualidades enem. Confira as questões: 

Questões de atualidades para concurso, com gabarito.


Questões objetivas de atualidades



Questões de Atualidades 2018

Questões de atualidades para concurso, com gabarito.


Atualidades: Tecnologia


1. (CELESC 2018) O desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido, em especial o das telecomunicações, prenuncia uma grande guinada nos meios de produção, anunciada como a 4a  Revolução Industrial.
Assinale a alternativa que identifica avanços que poderão possibilitar essa transformação.
a. ( ) A utilização da água para mover máquinas a vapor e a agricultura familiar.
b. ( ) O emprego da eletricidade para mover as máquinas industriais.
c. ( ) A Internet de 1a Geração, a produção de energia limpa e o controle populacional.
d. ( X ) A Internet de 5a  Geração, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial.
e. ( ) A célula fotoelétrica e a tecnologia da informação, permitindo o surgimento de máquinas automáticas.


Atualidades: Oriente Médio



2. (CELESC 2018) Ampliou-se recentemente o permanente clima de tensão na região do Oriente Médio. Assinale a alternativa que indica o acontecimento que
motivou tal acirramento.
a. ( ) As ações norte-americanas de apoio ao Irã que contrariam os interesses políticos dos Emirados Árabes e Arábia Saudita.
b. ( ) A formação de uma coligação política entre Egito, Emirados Árabes, Síria e Irã contra o governo da Arábia Saudita, que conta com o apoio velado dos Estados Unidos.
c. ( X ) A decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém.
d. ( ) A decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas que ratificou a decisão de Vanatu, Taiwan, Ucrânia, República Checa e Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.
e. ( ) A decisão do Senado dos Estados Unidos, por iniciativa do ex-presidente Obama e seus aliados democratas, de não aprovar a nova política norte-americana em relação ao Oriente Médio e proibir o fornecimento de armas e equipamentos a Israel.


Questões de Atualidades 2017



5. (Fraiburgo 2017/FEPESE) O rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billinton, é considerado o pior acidente da mineração brasileira, com impactos ambientais incalculáveis e, em alguns casos, irreversíveis.
Sobre essa tragédia, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Atingiu diversos municípios no Estado de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, resultando na destruição completa da cadeia alimentar do ambiente aquático do Rio Doce.
b. ( ) Atingiu apenas o município de Mariana, no Espírito Santo, e resultou na morte de 19 pessoas e em outras centenas de desabrigados.
c. ( ) Atingiu diversos municípios dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, sem vítimas fatais, mas com impactos irreparáveis ao equilíbrio
e à biodiversidade da região.
d. ( X ) Atingiu principalmente o município de Mariana, em Minas Gerais, e resultou na morte de milhares de peixes, no assoreamento de rios, na destruição da mata ciliar, entre outros danos ambientais.
e. ( ) Atingiu diversos municípios às margens do Rio Doce no Estado de Minas Gerais e do Espírito Santo, não afetando o Oceano Atlântico em virtude da rápida ação de contenção proposta pelas entidades competentes.

2. (Fraiburgo 2017/FEPESE) Em relatório das Nações Unidas, a guerra civil da Síria foi classificada como “grande tragédia do século 21”.
Sobre a Síria e esse conflito, é incorreto afirmar:
a. ( ) Apesar de ter assinado a Convenção de Armas Químicas, evidências apontam para o uso desse tipo de armamento pelo governo sírio.
b. ( X ) De caráter político, a guerra civil na Síria não envolve divergências religiosas.
c. ( ) Sucedendo seu pai Hafez al-Assad, Bashar al-Assad está à frente do governo Sírio desde 2000.
d. ( ) Na tentativa de fugir do conflito, milhares de sírios buscam refúgio em outros países, incluindo o Brasil.
e. ( ) A guerra civil da Síria iniciou-se como uma revolta popular contra a forte repressão do líder do governo.


3. (Fraiburgo 2017/FEPESE) A Lei 13.185, aprovada em 6 de novembro de 2015, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) que, conforme texto original, constitui-se “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
Entre as possíveis aplicações dessa lei, não caracteriza o bullying:
a. ( ) pilhérias.
b. ( ) insultos pessoais.
c. ( ) grafites depreciativos.
d. ( ) apelidos pejorativos.
e. ( X ) estupro.




Questões de Atualidades 2016



4. (Fraiburgo 2017/FEPESE) Em 2016, os Jogos Olímpicos foram sediados pela primeira vez no Brasil, contemplando quarenta e duas modalidades esportivas, conforme divulgado pelo portal oficial do Governo Federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (www.brasil2016.gov.br).
Assinale a alternativa que contém as cinco modalidades em que o Brasil estreou em Jogos Olímpicos na edição do Rio 2016:
a. ( ) Atletismo, Badminton, Esgrima, Ginástica de Trampolim e Rugby.
b. ( ) Basquete, Golfe, Tiro com arco, Tiro Esportivo e Rugby.
c. ( X ) Badminton, Ginástica de Trampolim, Golfe, Hóquei sobre grama e Rugby.
d. ( ) Badminton, Esgrima, Golfe, Judô e Hóquei sobre grama.
e. ( ) Golfe, Esgrima, Hóquei sobre grama, Nado Sincronizado e Rugby.










Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.