Falta de motivação e desinteresse pelas aulas de ciências. Estudo científico de autoria de Esme Hacieminoglu revela a atitude dos alunos da Escola Primária em direção à Ciência e Variáveis Relacionadas. Qual é o interesse dos alunos pelas aulas de ciências?
Falta de motivação e desinteresse pelas aulas de ciências.
![]() |
by Pixabay |
Segundo a pesquisa estudos mundiais revelaram um problema importante na medida em que uma porcentagem crescente de estudantes dentro do grupo etário X-Y não está interessada em ciência. Muitos estudantes, especialmente mulheres, têm sentimentos e atitudes negativas em relação à ciência, o que os desencoraja de continuar com pesquisas científicas.
Leia também: A ameaça oculta do estresse dos professores
Publicidade
Objetivo da pesquisa
Existem estudos limitados relacionados aos fatores que predizem a atitude dos estudantes em relação à ciência; portanto, o objetivo deste estudo é determinar as relações entre as atitudes dos alunos do primário da sétima série em relação à ciência, suas abordagens de aprendizado, metas motivacionais, conquistas científicas e visão das naturezas da ciência (NOS) dos alunos. Os questionários para este estudo foram administrados em linha para 3.598 alunos da sétima série em diferentes regiões e cidades da Turquia. O método de amostragem de conveniência foi utilizado neste estudo.
Resultados do estudo
Os resultados da correlação revelaram a relação positiva entre a atitude em relação à ciência e as demais variáveis. A análise de regressão múltipla indicou que, embora a aprendizagem significativa dos alunos, a auto-eficácia e a visão da natureza da ciência tenham uma contribuição positiva, o aprendizado rotineiro contribuiu negativamente para o modelo. Os resultados também mostraram que o nível de renda e educação dos pais teve um efeito significativo na atitude dos alunos em relação à ciência.
Confira a Pesquisa completa em PDF
Fonte:
Hacieminoglu, E. (2016). Atitude dos alunos da Escola Primária em direção à Ciência e Variáveis Relacionadas. Revista Internacional de Educação Ambiental e Ciência, 11 (2), 35-52. doi: 10.12973 / ijese.2016.288a License Creative Commons
Por blog caderno de educação





Compartilhe em suas Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.
Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios
0 comentários:
Postar um comentário