André da Rocha - RS

André da Rocha RS. É um Município do Rio Grande do Sul.

André da Rocha RS

André da Rocha RS

História de André da Rocha RS




Por volta de 1700 os primeiros jesuítas espanhóis chegaram à região, onde encontraram indígenas conhecidos pelos nomes genéricos de caingangues ou coroados. As primeiras tentativas de adentramento do território tinham como objetivo a caça ao gado e a dilatação de fronteiras. O povoamento aconteceu no ano de 1840, com a chegada do primeiro proprietário da fazenda do Prata, Bernardo Fialho de Vargas, natural de Taquari. A fazenda do Prata limitava-se com a fazenda São João, de João Mariano Pimentel, poderoso tropeiro paulista.
Bernardo de Vargas vendeu a fazenda do Prata ao lagunense Manoel Pereira Vieira, que foi o primeiro a se estabelecer no local, onde faleceu em 20 maio de 1902, com 85 anos de idade. Nesse período a fazenda passou a denominar-se fazenda dos Vieiras. Outros pioneiros foram Joaquim Antonio Fernandes e João de Souza Dias, que foi o primeiro proprietário da fazenda São Crispim, localizada no Chimarrão.

Quando foi criado, em 1904, o distrito de André da Rocha contava com oito habitações e uma capela. Os primeiros sintomas de progresso da vila surgiram com a fundação de uma fábrica de laticínios, o que fez com que a vila fosse conhecida por muito tempo como “Fábrica”. Em 1905, foi instalado o cartório de registro civil, cujo primeiro titular foi Renato D’Avila.
Em 1918, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, de propriedade de João Crispim Dias em sociedade com Amantino Vieira Hoffmann. Mais tarde, esse estabelecimento foi adquirido por Tarquínio Calliari. O primeiro médico também estabeleceu-se na comunidade nessa época, Miguel Ângelo de Pata.

Emancipado de Lagoa Vermelha no ano 1988, foi batizado em homenagem ao desembargador Manuel André da Rocha, que foi o primeiro juiz da comarca de Lagoa Vermelha, e participou ativamente da defesa do município, que havia se tornado reduto republicano durante a Revolução de 1893.
Fonte Wikipedia



Território e Ambiente do Município de André da Rocha



Apresenta 54.1% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 75% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 28.8% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

Confira no site da Prefeitura de André da Rocha RS informações sobre previsão do tempo, concurso público, pontos turísticos e serviços de utilidade pública. Busque também informações para sua viagem ao local ou se estiver de passagem pela região. Veja também os eventos e festas tradicionais da cidade no site da prefeitura.

Fonte
André da Rocha (RS). Prefeitura. [2009?]. Disponível em: http://andredarocha.rs.gov.br/pg.php?area=HISTORIA. Acesso em: jun. 2017.



Por blog caderno de educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.