Considerando a inclusão social nas escolas e a importância da inclusão educacional , afinal o que é educação inclusiva? A inclusão é resultado de um processo de luta das pessoas com deficiências e seus familiares e amigos em busca de reconhecimento das suas especificidades e dos seus direitos, tem um grande significado na garantia de um lugar justo e igualitário na sociedade e na escola, contudo é um tema controverso.
Inclusão Social nas Escolas: Educação Inclusiva.
O acesso a educação escolar para os alunos com necessidades especiais deve considerar o suporte pedagógico a esses estudantes, devendo a escola ou o sistema de ensino garantir condições adequadas de ensino e aprendizagem para eles.
Características de uma boa Educação Inclusiva.
A pessoa com necessidades educativas especiais tem direito a ter acesso aos mesmos conhecimentos e escolares tidos como necessários para o desenvolvimento da cidadania que as outras pessoas têm acesso. A criança ou jovem com necessidades educativas especiais deve ter acesso ao mesmo conjunto de conhecimentos e saberes socialmente produzidos e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania a que as outras pessoas têm acesso.
A forma de acesso ao currículo escolar para os alunos com necessidades especiais deve ser mediada pelas próprias condições de aprendizagem desses sujeitos, de maneira que a escola/sistema de ensino deve garantir tais condições específicas de ensino e aprendizagem.
Verdadeira Inclusão Social nas Escolas
A incorporação de crianças/jovens com necessidades educativas especiais em escolas ditas regulares não consiste apenas na permanência física desses alunos na escola, mas exige a revisão de conceitos, concepções e paradigmas educacionais, bem como o desenvolvimento do potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades. A Inclusão, o atendimento aos portadores de necessidades especiais em classes comuns exige reestruturação da escola se fazendo necessário:
- a) Flexibilização e adaptações curriculares;
- b) Professores capacitados e, quando necessário, professor especializado;
- c) Complementação do currículo.
Compromisso com a Inclusão Social nas Escolas e uma Educação Inclusiva de qualidade.
O compromisso com a inclusão está previsto também na legislação visa oferecer oportunidades para que cada criança possa exercer a sua individualidade e construir sua autonomia. O respeito aos seus direitos requer uma série de questões como conhecer a legislação em vigor e participar de sua efetivação na docência, com propostas democráticas, atentas à seleção de conteúdos das atividades didático-pedagógicas, às relações com as crianças.
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Movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação global, política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.Principais aspectos que devem ser observados sobre a Educação Inclusiva
- As especificidades da Educação Especial e Educação Inclusiva
- Projeto Educação Especial inclusiva
- A Educação Especial na perspectiva inclusiva
- Maior abordagem de temas sobre educação especial inclusiva
- Utilização de videos sobre educação especial inclusiva
- Diferenciar educação especial x educação inclusiva
- Citações sobre educação especial inclusiva
- Tratar a educação especial no contexto de uma educação inclusiva
Objetivos e princípios que devem ser observados pelas coordenações pedagógicas:
- A Educação Inclusiva na escola publica
- Como deve ser uma escola inclusiva?
- Qual é a escola inclusiva ideal?
- Como enfrentar a educação inclusiva e diversidade no cotidiano escolar
- A Educação Inclusiva na escola regular
- A Educação Física inclusiva na escola
Por blog caderno de educação





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