Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito. Exercícios sobre conflitos no Oriente Médio, Guerra do Golfo, Faixa de Gaza e outros temas sugeridos para o 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio. Para Plano de aula e plano de curso do professor


Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito





Questões objetivas de História Sobre o Oriente Médio


1 Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.
a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( X ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.

2 Com apenas seis anos completados em 2017, a guerra civil na Síria teve na chamada Primavera Árabe suas origens, além de outros episódios do complexo contexto geopolítico da região.
Sobre a Primavera Árabe, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Apoiados pela Liga árabe, diversos ditadores fizeram uso da repressão violenta para conter as revoltas populares que compreendem a denominada Primavera Árabe.
b. ( ) Trata-se de um período marcado por revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais no chamado “mundo árabe”, restrito ao Oriente Médio, marcado pela interferência das principais potências ocidentais.
c. ( ) Desencadeou a ocupação de diversas regiões por grupos terroristas, como no caso da Síria, que tem o entorno da Represa de Mossul ocupado pelo Hamas.
d. ( X ) Teve início em 2010, no Oriente Médio e na África, com diversas revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais e que buscavam melhorias sociais para a população.
e. ( ) Tendo como um dos principais eventos a autoimolação do vendedor de rua tunisiano Mohamed Bouazizi, a Primavera Árabe levou à queda do ditador sírio Hafez al-Assad.

3. Identifique, entre as alternativas abaixo, a que pode ser relacionada à sigla “ISIS”.
a. ( ) Grupo religioso sionista, também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI) que conquistou parte do território da Síria e do Iraque. Pretende criar um estado laico que controle todo o Oriente Médio.
b. ( ) Grupo religioso xiita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que conquistou parte do território da Síria, do Líbano e de Israel e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.
c. ( ) Grupo religioso sunita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que domina os meios de comunicação e a Internet na maioria dos países europeus.
d. ( ) Grupo religioso muçulmano, também conhecido como Estado Islâmico (EI). Conquistou o norte de Israel onde constituiu o Estado Palestino, recentemente reconhecido pelos países ocidentais.
e. ( X ) Também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI), é um grupo radical que conquistou parte do território da Síria e do Iraque e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.

4. Sobre a história das relações complexas dos povos do Oriente Médio, é correto afirmar:
a. ( ) Em 1947 a ONU apresentou a proposta para dividir os territórios da Palestina entre árabes e judeus, que foi rejeitada pelos dois grupos.
b. ( ) A Organização para Libertação da Palestina, criada com liderança de Yasser Arafat, tinha como objetivo a fundação de uma liga de estados árabes para evitar a internacionalização do Canal de Suez.
c. ( X ) Pelos esforços diplomáticos dos principais líderes envolvidos no processo de instalação da paz na Palestina, Itzak Rabin, Shimon Peres
e Yasser Arafat receberam o Prêmio Nobel da Paz, em 1994.
d. ( ) Nos últimos 3 anos, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo passou a aumentar substancialmente o preço do petróleo com o objetivo de provocar crises nos países ocidentais.
e. ( ) No ano de 2014 foi assinado um tratado de paz entre Israel e os Palestinos, que trata também da retirada dos colonos israelense da Faixa de Gaza.

5. No conturbado cenário político do Oriente Médio apareceu um grupo que, segundo os analistas do Pentágono, é extremamente bem organizado, equipado e é capaz de atacar em múltiplos eixos. Segundo alguns analistas, é mais poderoso que a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica este grupo.
a. ( ) Terra Lliure
b. ( ) Boko Haran
c. ( ) Hizbul Mujahidine
d. ( ) Euzkadi Ta Azkatasuna
e. ( X ) Estado Islâmico – anteriormente conhecido como Isis


6. (São José 2017) Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.
a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( X ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.



Fontes:


Pravas de Concursos FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos http://novosite.fepese.org.br/

Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top