Exercícios de geografia sobre economia. Exercícios sobre globalização, blocos econômicos, população economicamente ativa e setores da economia sugeridos para o 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio. Para Plano de aula e plano de curso do professor. A respeito da Economia brasileira confira o texto o Maior rebanho de búfalos do Brasil - Censo Agro 2017

Exercícios de geografia sobre economia.


Exercícios de geografia sobre economia, com gabarito.

Questões objetivas sobre economia


1. Recentemente a agência de classificação de risco Standard &Poor’s rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, mas manteve o país com “grau de investimento”.
Assinale a alternativa que indica o significado desta expressão.
a. ( ) Assim são classificadas as economias dos paí-ses em desenvolvimento. Garante-lhes livre acesso a empréstimos dos bancos mundiais e de fomento.
b. ( ) Assim são classificados os países com inflação alta, moeda instável e contas públicas apresentando altos déficits.
c. ( X ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pagamentos em dia e condições financeiras sólidas.
d. ( ) Denominam-se desta maneira os países e as empresas que passam por sérias dificuldades financeiras, mas que pagam juros muito altos, compensando os riscos dos investimentos.
e. ( ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pequenos atrasos, não superiores a 6 meses, nos pagamentos de suas obrigações.

Publicidade 

2. Sobre o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é correto afirmar:
1. O Mercosul começou sua configuração por volta de 1985, quando Brasil e Argentina iniciaram uma aproximação econômica, demonstrando vontade de estabelecer uma integração bilateral.
2. A aproximação entre os dois maiores e mais populosos países sul-americanos – Brasil e México – desencadeou um processo de integração na região, possibilitando a criação do Mercosul em março de 1991.
3. O Mercosul é um bloco econômico que conta atualmente com Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e México como países membros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que estão corretas.
a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas somente as afirmativas 1 e 2.
e. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 3

3. Sobre a União Europeia (UE), é correto afirmar:
1. A UE começou a surgir logo após a Segunda Guerra Mundial quando a Europa estava dilacerada e grande parte de seu setor produtivo estava destruído.
2. Os objetivos iniciais da UE eram recuperar a economia dos países-membros, enfraquecidos econômica e politicamente por causa da guerra, espantar o fantasma do comunismo e, simultaneamente, impedir o crescente avanço da influência dos EUA (Estados Unidos da América).
3. O bloco econômico europeu, por ser o mais antigo, serviu também de modelo para a formação dos demais blocos econômicos que hoje atuam no cenário geopolítico mundial, como por exemplo o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a Apec
(Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que são corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 2.
d. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 3.
e. ( X ) Estão corretas as 1, 2 e 3.
4. Nas últimas décadas do século XX, o mundo começou a vivenciar mais intensamente um processo conhecido como globalização da economia.
Analise as afirmativas abaixo acerca da economia global:
1. Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta pode provocar reações em cadeia.
2. Há uma rápida expansão dos fluxos financeiros graças ao uso de computadores e satélites, investimentos em bolsas de valores ou pagamentos
por mercadorias ou serviços.
3. A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços começaram a instalar filiais em vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

5. O noticiário econômico revela, a cada dia, uma preocupação muito grande do governo e dos empresários brasileiros com a desvalorização da moeda
norte-americana (dólar).
Assinale a alternativa que registra uma das razões dessa preocupação.
a. ( ) A desvalorização do dólar favorece a exportação das mercadorias brasileiras e cria dificuldades para a importação.
b. ( ) A desvalorização do dólar aumenta o custo das viagens dos brasileiros ao exterior, fazendo com que passem a visitar mais os destinos dentro do país.
c. ( X ) A desvalorização do dólar favorece a importação e cria dificuldades para as exportações brasileiras.
d. ( ) A desvalorização da moeda dos Estados Unidos torna mais caros produtos como o bacalhau, o salmão, perfumes e roupas importados.
e. ( ) A queda do valor do dólar tem como consequência o aumento das exportações, o que diminui a oferta de alimentos e bens no Brasil, causando um aumento dos preços das mercadorias e inflação.
Fontes:

Pravas de Concursos FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos http://novosite.fepese.org.br/

Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top