Exercícios e questões de Literatura sobre Padre José de Anchieta. Sobre Quinhentismo no Brasil sugerido para simulados, provas, testes, atividades e aulas.

Exercícios e questões sobre Padre José de Anchieta
Adicionar legenda


Exercícios sobre Padre José de Anchieta


Questões


1.Quem foi Padre Anchieta e qual a sua importância para a literatura brasileira?

2. Qual era a missão de Anchieta no Brasil?

3. Padre Anchieta escrevia seus versos em três línguas diferentes. Quais eram elas?

4. Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista. Qual era a outra preocupação de Anchieta, além de catequizar os índios?

5. O movimento de catequese influenciou seu teatro e sua poesia, resultando na melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Qual o principal motivo para que Anchieta utilizar-se bastante do gênero teatral?

6. Cite pelo menos duas obras de Anchieta.

7. Qual é o título da primeira gramática contendo os fundamentos da língua tupi?

8. Assinale a alternativa incorreta.
a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias seguindo a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.
b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.
c) A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
d) O Conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o Cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.




9. Anchieta só não escreveu:
a) autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b) um dicionário ou gramática da língua tupi
c) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo


10. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados
(Anchieta , José de. O Auto de São Lourenço [Tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.] pg 110)

a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participam com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmados os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem liberta-se tão logo seja possível.



Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top