Planos de aula de Informática na Educação para ensino médio e fundamental. Confira aqui uma série de planos de aula (sugestões de aula) disponíveis no site do Ministério da Educação, para o ensino fundamental e médio sobre a temática do uso das tecnologias e informática educativa: Confira!

Planos de aula de de projetos de uso tecnologia para médio e fundamental.


Planos de aula de Informática na Educação para ensino médio e fundamental.

Relações dos planos de aula



Planos de aula de de projetos de uso tecnologia


Ainda sobre o tema da informática e uso de tecnologias na educação, conheça um trecho do texto de sobre uso de tecnologias móveis em sala de aula como, smartphones, ipad, tablets e outros dispositivos. O autor discute a eficiência dessa prática na educação. De que forma a informática educativa, com uso de todos os tipos de tecnologias, realmente, podem melhorar os resultados de aprendizagem? Segundo o autor, Tablets e smartphones em sala de aula é algo novo e, por isso, não há um consenso claro sobre a sua utilidade. 


Informática na educação, tecnologia móvel nas salas de aula: o que funciona?


Para Mattew Lynch professor da Virginia Union University  "simplesmente usando a tecnologia móvel na sala de aula não garante um aumento na compreensão ou mesmo a atenção dos alunos."

O autor relata tipos de uso da tecnologia móvel que fazem mais sentido para salas de aula.


  1. • E-readers (E-Book) . Parte do problema com livros tradicionais é que eles são tão rapidamente ultrapassados, hoje há tantos assuntos a respeito e que informam melhores leitores de alcance. E-books eliminam esse problema e permitem atualizações em tempo real que são úteis para estudantes e professores imediatamente, e não o próximo ano escolar quando o novo livro é escolhido.
  2. • Módulos móveis individuais . Dentro de aplicativos e jogos educativos há opções para logins individuais do estudante. Isso dá aos alunos a oportunidade de trabalhar em seu próprio ritmo, tendo tempo extra nas áreas em que eles mais precisam.
  3. • Programas de mensagens instantâneas . Sites que permitem que os professores enviem trabalhos de casa ou teste perguntas para os alunos através de texto e, em seguida, pedir respostas, resultam em uma abordagem mais interativa para o aprendizado. A maioria dos programas que facilitam esta tecnologia permitem feedback em tempo real sobre as respostas, permitindo que os alunos aprendam com os erros e coloquem tudo no contexto no momento.  Pew Research descobriu que os adolescentes americanos enviam uma média de 60 mensagens de texto pordia , tornando esta uma forma eficaz de alcançar os estudantes em um meio que está perto de uso universal. O Projeto OneVille tem monitorado os professores e as suas experiências com mensagens de texto para alunos do ensino médio e descobriu que os alunos se tornam mais motivados para vir para a escolae para completar o trabalho no tempo quando eles têm acesso a mensagem enviadas por professores.
  4. • aprendizagem na nuvem. Usando a tecnologia móvel que está ligado a nuvem significa que os alunos podem fazer a transição do trabalho em sala de aula para concluir em casa - ou em qualquer outro lugar - com facilidade, enquanto eles têm acesso a um telefone, tablet ou computador. Isso economiza tempo e melhora a capacidade de organização para os alunos.


No entanto, sabemos que no Brasil as dificuldades para que alunos tenham acesso a esses dispositivos, praticamente, inviabilizam essa metodologia.


Referências:

Matthew Lynch - Dean, Escola Syphax da Educação, Psicologia e Estudos Interdisciplinares, Virginia Union University - Disponível em https://theconversation.com/do-mobile-devices-in-the-classroom-really-improve-learning-outcomes-38740. Acessado em 28/11/16

BRASIL. Ministério da Educação - MEC Portal do Professor Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. >

Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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