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Questões sobre o Segundo Reinado

 Questões de múltipla escolha sobre o Segundo Reinado:

Questões objetivas

1- Em que período ocorreu o Segundo Reinado no Brasil?

a) 1500-1822

b) 1822-1831

c) 1831-1889

d) 1889-1930


2 - Quem foi o primeiro imperador do Brasil durante o Segundo Reinado?

a) Dom João VI

b) Dom Pedro I

c) Dom Pedro II

d) Princesa Isabel


3 - Qual foi a Constituição que estabeleceu as bases políticas do Segundo Reinado?

a) Constituição de 1824

b) Constituição de 1834

c) Constituição de 1844

d) Constituição de 1891


4 - Qual foi o principal partido político durante o Segundo Reinado?

a) Partido Liberal

b) Partido Conservador

c) Partido Republicano

d) Partido Trabalhista


5 - Qual foi o principal conflito armado que ocorreu durante o Segundo Reinado?

a) Guerra do Paraguai

b) Revolução Farroupilha

c) Revolta dos Malês

d) Revolta da Armada


6 - Qual foi o período conhecido como "Paz e Progresso" durante o Segundo Reinado?

a) Regência

b) Guerra do Paraguai

c) Abolição da Escravidão

d) República da Espada


7 - Quem foi o principal líder do movimento abolicionista durante o Segundo Reinado?

a) Dom Pedro II

b) Princesa Isabel

c) Luís Gama

d) Joaquim Nabuco


8 - Qual foi o último ato do imperador Dom Pedro II antes da Proclamação da República?

a) Abolição da Escravidão

b) Dissolução do Parlamento

c) Declaração de guerra ao Paraguai

d) Exílio voluntário


9 - Qual foi o principal fator que contribuiu para o enfraquecimento do Segundo Reinado?

a) Conflitos territoriais

b) Crise econômica

c) Instabilidade política

d) Pressão internacional


10 - Qual evento marcou o fim do Segundo Reinado no Brasil?

a) Proclamação da Independência

b) Golpe Militar

c) Proclamação da República

d) Revolução Constitucionalista

questões sobre o Segundo Reinado

Veja também

Gabarito das questões sobre o Segundo Reinado:


  1. c) 1831-1889
  2. c) Dom Pedro II
  3. a) Constituição de 1824
  4. b) Partido Conservador
  5. a) Guerra do Paraguai
  6. b) Guerra do Paraguai
  7. d) Joaquim Nabuco
  8. a) Abolição da Escravidão
  9. b) Crise econômica
  10. c) Proclamação da República

Questões sobre Trovadorismo

Questões de múltipla escolha sobre Trovadorismo:

Questões objetivas


1 - Qual foi o período histórico em que o trovadorismo se desenvolveu?
a) Idade Média
b) Renascimento
c) Idade Antiga
d) Modernismo

2 - O trovadorismo foi um movimento literário que surgiu em qual região da Europa?
a) Inglaterra
b) França
c) Itália
d) Espanha

3 - Qual era o principal tema abordado pelos trovadores em suas composições?
a) Amor cortês
b) Crítica social
c) Religião
d) Política

4 - Qual era a língua utilizada pelos trovadores em suas poesias e canções?
a) Latim
b) Grego
c) Espanhol
d) Provençal

5 - Quem eram os principais protagonistas das composições trovadorescas?
a) Cavaleiros e damas
b) Reis e rainhas
c) Camponeses e artesãos
d) Clérigos e monges

6 - O que eram as cantigas de amigo no trovadorismo?
a) Composições líricas escritas por trovadores do sexo masculino
b) Composições líricas escritas por trovadoras do sexo feminino
c) Composições épicas que exaltavam as conquistas militares
d) Composições satíricas que criticavam a sociedade feudal

7 - Qual era o principal instrumento musical utilizado pelos trovadores para acompanhar suas canções?
a) Lira
b) Flauta
c) Alaúde
d) Viola

8 - Quais eram as duas modalidades de cantigas mais conhecidas no trovadorismo?
a) Cantiga de amor e cantiga de amigo
b) Cantiga de escárnio e cantiga de maldizer
c) Cantiga de louvor e cantiga de guerra
d) Cantiga de ninar e cantiga de trabalho

9 - O trovadorismo tinha uma forte influência da cultura:
a) Islâmica
b) Romana
c) Germânica
d) Celta

10 - Qual foi o principal legado do trovadorismo para a literatura posterior? 
a) A valorização do herói épico
b) O uso do verso livre
c) A criação do soneto
d) A importância da língua vernácula
Questões sobre Trovadorismo

Veja também

Gabarito das questões sobre Trovadorismo:

  1. a) Idade Média
  2. b) França
  3. a) Amor cortês
  4. d) Provençal
  5. a) Cavaleiros e damas
  6. b) Composições líricas escritas por trovadoras do sexo feminino
  7. c) Alaúde
  8. a) Cantiga de amor e cantiga de amigo
  9. a) Islâmica
  10. d) A importância da língua vernácula

Questões sobre Feudalismo

 Questões de múltipla escolha sobre Feudalismo:

Questões objetivas

1- Qual foi o sistema social predominante durante a Idade Média na Europa?

a) Capitalismo

b) Socialismo

c) Feudalismo

d) Monarquia


2 - O feudalismo era baseado em uma estrutura de poder descentralizada, onde o poder político era dividido entre:

a) Reis e nobres

b) Igreja e burguesia

c) Senhores feudais e camponeses

d) Mercadores e artesãos


3 - Quem era o senhor feudal dentro da estrutura do feudalismo?

a) O rei

b) O camponês

c) O clero

d) O nobre proprietário de terras


4 - O que era um feudo no contexto do feudalismo?

a) Um castelo fortificado

b) Uma terra concedida pelo rei em troca de serviços

c) Uma moeda utilizada nas transações comerciais

d) Um título nobiliárquico hereditário


5 - Qual era a principal atividade econômica no período feudal?

a) Comércio marítimo

b) Agricultura

c) Indústria têxtil

d) Mineração


6 - O código de conduta dos cavaleiros, que estabelecia os princípios de honra e coragem, era conhecido como:

a) Bíblia

b) Constituição

c) Código Civil

d) Cavalaria


7 - O que eram os servos no sistema feudal?

a) Pessoas livres que prestavam serviços aos senhores feudais

b) Camponeses que estavam ligados à terra e serviam aos senhores feudais

c) Mercadores que dominavam as atividades comerciais

d) Nobres que ocupavam altos cargos na corte


8 - Qual foi o evento histórico que marcou o fim do feudalismo na Europa?

a) Revolução Industrial

b) Renascimento Cultural

c) Revolução Francesa

d) Queda do Império Romano


9 - Quais eram as principais características do sistema feudal?

a) Centralização política e economia monetária

b) Descentralização política e economia baseada na agricultura

c) Abolição da propriedade privada e igualdade social

d) Hierarquia religiosa e sociedade de castas


10 - Qual foi a classe social mais baixa na estrutura feudal?

a) Reis

b) Nobres

c) Cavaleiros

d) Camponeses

Questões sobre Feudalismo


Gabarito das questões sobre feudalismo


  1. c) Feudalismo
  2. c) Senhores feudais e camponeses
  3. d) O nobre proprietário de terras
  4. b) Uma terra concedida pelo rei em troca de serviços
  5. b) Agricultura
  6. d) Cavalaria
  7. b) Camponeses que estavam ligados à terra e serviam aos senhores feudais
  8. c) Revolução Francesa
  9. b) Descentralização política e economia baseada na agricultura
  10. d) Camponeses

Questões sobre Cidadania

Questões sobre Cidadania

1) Assinale a alternativa errada

a) Cidadão é aquele que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. 
b) Na Grécia Antiga, “cidadão” era o nome dado ao membro da “cidade”. Entre outras palavras, era aquele que se preocupava com a administração da cidade-estado grega, a “pólis”. 
c) Na Grécia Antiga, apenas os homens gregos, adultos e proprietários de terras tinham o poder de decidir sobre o rumo da cidade. Estavam excluídos da cidadania grega as mulheres, os jovens, os pobres, os estrangeiros e os escravos. Tal fato é denominado de cidadania restrita.
d)  Na Roma Antiga, também não existiam restrições no tocante à cidadania. 

2) Analise os itens
I - Cidadania plena: capacidade legal de responder pelos seus próprios atos diante das autoridades públicas.
II - Cidadania restrita: apenas os considerados nobres, proprietários de terra têm acesso ao usufruto do poder político. 

Está(ão) correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens

3) Com a Revolução Francesa, foi elaborada uma nova constituição, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. É Incorreto afirmar que
a) Dentre outros aspectos, essa constituição abordava que todos são iguais perante a lei.
b)  A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão serviu de base para a formulação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
c) A Revolução Francesa, assim como a Revolução Inglesa (ocorrida antes, no século XVII), não serviram de fundamento para cidadania das sociedades contemporâneas. 
d)  Ainda no século XVIII, na Inglaterra, houve uma ampliação progressiva da “cidadania”, tendo sido constituídos os direitos civis, no século XIX os direitos políticos e, por fim, no século XX, os direitos sociais. 

4) Assinale a alternativa ERRADA
a) Direitos civis: relacionados à liberdade individual e às relações de trabalho.
b) Direitos políticos: trabalhadores passaram a ter o direito de participar no exercício do poder político.
c) Direitos sociais: todos os trabalhadores passaram a ter acesso à riqueza somente a que ele produzir, mediante a  elaboração de políticas sociais universais.
d) Direitos do Homem: todos são iguais perante a lei

 5) Analise os itens

I - O exercício da cidadania exige ação por parte de cada cidadão. Não basta apenas reclamar e exigir direitos. 

II - Cidadania subentende-se,  direitos e não deveres. 

Está(ão) Correto

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens

6) Agir de acordo com a lei e comunicar às autoridades, sempre que souber de um ato que vá de encontro à lei, é um ato de .......

a) Rebeldia

b) Cidadania

c)  Anarquia

d) Simbologia

 7) Não é seu papel na condição de cidadão? 

a) Cobrar, mas também cumprir deveres.

b) Denunciar, mas também zelar por uma convivência melhor.

c) Acionar a comunidade, mas também participar.
d) Na ausência do Estado não fazer seu papel

8) Qual das alternativas abaixo melhor define o conceito de cidadania?

a) Apenas o direito de votar em eleições e participar de protestos políticos.

b) Apenas o dever de cumprir as leis e pagar impostos.

c) O conjunto de direitos e deveres que um indivíduo possui como membro de uma sociedade.

d) Apenas o direito de expressar opiniões e críticas ao governo.

e) Apenas o direito de possuir uma identidade nacional.


9) Qual é a importância da cidadania para a democracia?

a) A cidadania não é importante para a democracia.

b) A cidadania é importante apenas para a garantia dos direitos individuais.

c) A cidadania é fundamental para a participação ativa na vida política e na construção da democracia.

d) A cidadania é importante apenas para o pagamento de impostos.

e) A cidadania é importante apenas para a realização de negócios jurídicos.


10) Quais são os principais deveres de um cidadão?

a) Pagar impostos e cumprir as leis.

b) Participar de eleições e votar em candidatos de sua preferência.

c) Contribuir com a preservação do meio ambiente.

d) Participar de manifestações públicas.

e) Somente a alternativa a) está correta.

Questões sobre Cidadania

Veja também

Gabarito das questões sobre cidadania

  1. D
  2. C
  3. C
  4. C
  5. A
  6. B
  7. D
  8. C
  9. C
  10. A


Questões sobre Movimentos Sociais, com Gabarito

 Questões sobre Movimentos Sociais

1. Considerando um Breve histórico dos movimentos sociais no Brasil, assinale a alternativa errada. 
Ações Sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas da população se organizar e expressar suas demandas. Não é um exemplo histórico de Lutas Sociais 

a) Escravidão;
b) Cobranças do Fisco;
c) Independência do Brasil;
d) Mudanças do Regime Político (República ou Monarquia).

2) Sobre os Novos movimentos sociais  assinale a alternativa Errada
 
a) Direitos sociais e culturais modernos: raça, gênero, orientação sexual, qualidade de vida, meio ambiente, segurança, direitos humanos etc;
b) Novos atores ampliou o leque dos sujeitos históricos em luta – lutas não mais concentradas nos sindicatos ou nos partidos políticos;  
c) Uma ampliação e uma pluralização dos grupos organizados que redundaram na criação de movimentos, associações, instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs) [ECO 1992]. 
d) Interesse público espaço público estatal e articulações entre líderes sindicais e representantes do poder público]. 

 
 3. Sobre a Criminalização dos movimentos sociais não se pode afirmar que

a) A criminalização dos movimentos sociais não é uma novidade histórica.

b) A violência estrutural que leva a sociedade a considerar o(a) outro(a) como coisa não é novidade.

c) Com o esvaziamento da política, o jurídico e a lei ocupam espaço de solução “como se fossem neutros representantes do bem comum.

d) “É uma lei da dominação, sendo assim, mas que considera aqueles(as) que lutam como legítimos”

 
4. Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Assinale a alternativa errada quanto a correlação

a) Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Estatuto do Idoso
 
b) Conferência Nacional de Políticas para Mulheres  - Lei Maria da Penha 

c) Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente  - Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente 

d) Conferência Nacional de Assistência Social - Sistema Único de Assistência Social 

5 - Analise os itens

I - Século XIX – movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira.

II - Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.

Está(ão) correta(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens

6) Assinale a alternativa ERRADA

a) Movimentos sociais políticos: São aqueles que buscam mudanças nas leis e nas políticas governamentais. Eles podem se concentrar em questões específicas, como direitos civis, igualdade de gênero, meio ambiente, saúde pública, entre outras.

b) Movimentos sociais culturais: São aqueles que buscam mudanças nas políticas e práticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Eles podem se concentrar em questões como mudanças climáticas, poluição, conservação da biodiversidade, entre outras.

c) Movimentos sociais econômicos: São aqueles que buscam mudanças nas relações econômicas e nas estruturas de poder em uma sociedade. Eles podem se concentrar em questões como pobreza, desigualdade social, direitos trabalhistas, reforma agrária, entre outras.

d) Movimentos sociais de direitos humanos: São aqueles que buscam garantir e promover os direitos humanos em uma sociedade. Eles podem se concentrar em questões como liberdade de expressão, direitos civis, direitos das minorias, direitos das crianças, entre outras.

7) Analise os itens 

I - Movimentos sociais religiosos: São aqueles que buscam mudanças na prática religiosa ou na relação entre religião e sociedade. Eles podem se concentrar em questões como direitos religiosos, discriminação religiosa, políticas públicas que afetam a religião, entre outras.

II - Movimentos sociais estudantis: São aqueles liderados por estudantes, geralmente em universidades ou escolas secundárias, e que buscam mudanças nas políticas educacionais, na inclusão de minorias nas instituições educacionais, ou questões sociais em geral.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b|)| Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens


Gabarito das questões sobre Movimentos Sociais

  1. C
  2. D
  3. D
  4. A
  5. C
  6. B
  7. C

Questões sobre Movimentos Sociais

Veja também

Questões sobre o Renascimento, com Gabarito

 


Questões e Exercícios sobre o Renascimento

1) Algumas fatores foram responsáveis pelo aparecimento de uma nova cultura, caracterizada pelo Renascimento Cultural. Esses fatores são, EXCETO:

a) A crise do sistema feudal.

b) Desenvolvimento comercial / surgimento do capitalismo.

c) Queda e desaparecimento da burguesia.

d) Centralização do poder político pelos reis.


2) Não foi um dos fatores que foram responsáveis pelo aparecimento do Renascimento

a) Ação dos mecenas – cobravam altos valores de artistas, porque eram visto como pessoas poder e riqueza.

b) Imprensa (1450) – possibilitou a impressão de textos clássicos e renascentistas, atingindo a elite intelectual da época.

c) Fuga dos sábios bizantinos – sábios bizantinos fogem de Constantinopla com a chegada dos muçulmanos.

d) Influência das obras de Averróis – os livros do árabe defendiam e estimulavam a cultura clássica.

3) Analise os itens

I - Como manifestação que dá início a uma nova visão do mundo, o Renascimento desloca o interesse do campo religioso para o profano e secular.

II - É uma revolução cultural que corresponde à ascensão da burguesia, que pretende romper com os padrões estabelecidos pela cultura medieval, impregnada de misticismo e religiosidade.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens


4) O Renascimento teve origem

a) Itália

b) Rússia

c) França

d) Índia


5) Homens que enriqueceram a ponto de ficar em condições de proteger as artes e os artistas eram os

a) Vikings

b) Mecenas

c) Jacobinos

d) Senhores Feudais

6) Não é uma das Características do renascimento

a) O Renascimento promoveu um retorno à cultura greco-romana ou cultura clássica, tanto no plano artístico como na maneira de pensar.

b) O homem passava a ser colocado como o centro de tudo ( antropocentrismo);

c) O estudo da natureza deixou de ter importância em favor das artes;

d)  A utilização de métodos experimentais traduzia a busca de um profundo racionalismo, contabilidade e na organização do estado;


7) Analise os itens dobre o Renascimento

I -  Os homens descobriram o prazer no ato de criar (hedonismo);

II - E o individualismo perdeu espaço para uma visão coletivista e de massas que imperava desde a Idade Média.

Está(ão) Correta(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens


8 - Em razão das obras e das características que essas apresentam, o Renascimento pode ser dividido em três fases distintas. Exceto:

a) Trecento - século XIV.

b) Quatrocento - século XV.

c) Cinquecento - século XVI.

d) Seisquicento - século XVII


9 - Assinale a alternativa errada sobre o Renascimento

a) A Renascença manifestou-se primeiramente na Itália, difundindo-se posteriormente para o exterior e atingindo quase todos os países da Europa Ocidental.

b) O conhecimento medieval era fundamentalmente livresco, isto é, aceitavam-se totalmente as informações e explicações contidas nos livros sagrados e profanos. A curiosidade impôs o surgimento de experiências e observações durante o Renascimento. O resultado foi o extraordinário desenvolvimento científico.

c) Um dos melhores exemplos da ciência renascentista é Leonardo da Vinci.

d) Isaac Newton demonstrou que a Terra não era o centro do mundo, mas sim o Sol. Não era o Sol que girava em torno da Terra, como se pensava na Idade Média.

10) Crise do renascimento, exceto

a) O processo de expansão marítima, esse monopólio exercido pelas cidades italianas foi quebrado pelas nações ibéricas (Portugal e Espanha), o que levou ao declínio econômico, que, por sua vez, se refletiu no plano cultural.

b) Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma.

c) Igreja Católica desenvolveu um grande movimento de divulgação da arte religiosa contrapondo o renascimento, apoiado na publicação do INDEX e extinguiu a Inquisição.

d) Como o movimento protestante não existiu na Itália, a repressão recaiu sobre os intelectuais e artistas do renascimento.

Gabarito das questões sobre Renascimento

  1. C
  2. A
  3. C
  4. A
  5. B
  6. C
  7. A
  8. D
  9. D
  10. C

Questões sobre o Renascimento

Veja também

Questões sobre a Guerra Fria, com Gabarito

 Questões sobre a Guerra Fria


1) A Guerra Fria foi um conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial:
 
a) EUA vs ALE
b) EUA vs URSS
c) URSS vs ALE
d) URSS vs ING
 
 
2) Sobre a Guerra Fria analise os itens:
I - Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia.
II - Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.

Está(ão) Correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens


3) São Características gerais da Guerra Fria:
a) Corrida espacial.
b) Espionagem (CIA X KGB).
c) Conflitos regionalizados.
d) Conflitos em trincheiras.
 
4) Corrida armamentista é o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Assinale a alternativa ERRADA
a) Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. 
b) Surge um círculo vicioso, no qual ambos países se armam em decorrência da desconfiança mútua. 

c) Os Estados Unidos e a União Soviética, disputavam poder em armas, mas não em tecnologia diversificada não militar
d) Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua.

5) Assinale a alternativa ERRADA

a) 1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta.
b) 1947: Plano Marshall: plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética.
c) 1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall.
d) Macartismo (1948 – 1952 aproximadamente): Senador Joseph Eugene McCarthy. Uniu nos EUA a artistas, intelectuais e funcionários de setores governamentais com ligações com comunistas convertendo-os ao capitalismo.
 
 
6) Analise os itens
I - 1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu. Membros: URSS, ALB, ALE OR e outros (CUB e MON posteriormente).
 
II - 1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança militar de países capitalistas. Início: EUA, CAN, ING, FRA, BEL, HOL, e outros (GRE, TUR e ALE OC. Posteriormente).
 
Está(ão) Correto(s)
a) Soemente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens

7) Objetivos da Guerra Fria para EUA, exceto
a) Promover a abertura de mercados para prevenir outra depressão.
b) Promover a democracia pelo mundo, especialmente na Ásia e na  África. 
c) Deter a expansão do comunismo. 
d) Expandir o comunismo pelo mundo 
 

8) Política de apoio dos EUA aos países que estivessem sob ameaça de dominação soviética estabelecida em 1947 A Grécia foi o primeiro país que recebeu grandes quantidades de  armas e suprimentos e em 1949 derrotou os comunistas. 
a) Doutrina Truman
b) Plano MArshal
c) Marcatismo
d) COMECON

 
9) Assinale a alternativa ERRADA
a) O Cominform era uma organização de origem soviética fundada em setembro de 1947 para congregar partidos comunistas europeus 
b) COMECON  (Council for Mutual Economic Assistance, Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.
c) OTAN ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE Objetivo: coordenar a defesa mútua em caso de agressões militares.
d) PACTO DE VARSÓVIA - Tratado que finalizou a Guerra Fria


10) Sobre a Corrida espacial na Guerra Fria assinale a alternativa ERRADA
a) Apolo 11 foi lançada à lua em  16 de julho de 1969
b) Os EUA lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik - 1957
c) A URSS lanço a nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin , primeiro astronauta a fazer o voo orbital em torno da terra – 12 de abril de 1961
d)A URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik - 1957


Gabarito das questões sobre a Guerra Fria

  1. B
  2. C
  3. D
  4. C
  5. D
  6. C
  7. D
  8. A
  9. D
  10. B

Questões sobre a Guerra Fria

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Questões sobre Roma Antiga

 Questões sobre Roma Antiga


1) A Fundação de Roma  Resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica. Marque a alternativa que não representa esses povos

a) Gregos

b) etruscos

c) italiotas

xd) persas

2) Sobre a Roma Antiga é incorreto afirmar que 

a) Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris 

x b) A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ) e plebeus (nobres proprietários de terras ).

c) O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia. 

d) A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes.

3) Quanto aos período da Roma Antiga assinale a alternativa errada 

a) Monarquia de 753 a.C à 509. a.C.

xb) Dinastia de 476 a.C à 70 d.C. 

c) Império de 27 a.C à 476 a.C. 

d) República Romana (509 a.C. a 27 a.C) 

4) Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político, exceto

a) Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa.  

b) As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. 

c) A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida.  

xd) Os senadores, de origem plebéia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa.  

5) Sobre a Política Pão e Circo é incorreto afirmar que

a) Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo.

xb) Esta consistia em oferecer aos romanos condições para agricultura familiar e atividades de diversão no campo.  

c) Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos.  

d) Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. 

 6) Sobre a Cultura na Roma antiga analise os itens

I - Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades.  Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais. 

II - A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao português, francês, italiano e espanhol.

Está(ão) correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

xc) I e II

d) nenhum dos itens

 7) Sobre a Religião na Roma antiga assinale a alternativa errada

xa) Os romanos eram monoteísta, ou seja, acreditavam em um único Deus.

b) A grande parte dos deuses romanos foram retirados do panteão grego, porém os nomes originais foram mudados. 

c) Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos, além de serem representados em forma humana.

d) Além dos deuses principais, os romanos cultuavam também os deuses lares e penates. 

 

8) Pontos da Constituição Romana Na República, exceto: 

a) Assembléia Centuriata: a mais importante delas, era dividida em centúrias (grupos de centruriões), cuja função era votar os projetos apresentados.

b) Assembléia Curiata: cuidava dos assuntos de caráter religioso.

c) Assembléia Tribal: tinha atribuições de nomear os questores e os edis (magistrados).

xd) Lei Canuléia: Aboliu a escravidão por dívida e abriu-se aos plebeus a participação no consulado. 

9) Sobre a Sociedade na Roma Antiga assinale a alternativa errada 

a) PATRÍCIOS: cidadãos. Possuidores de terra, gado e direitos (aristocracia).

b) PLEBEUS: livres, sem direitos ou propriedades. 

xc) CLIENTES: livres eram responsáveis pelo comércio local 

d) ESCRAVOS: por dívida ou guerras. 

10) Analise os itens

I - Tibério Graco. Eleito em 133 a.C. para o cargo de tribuno da plebe, propôs uma lei pela qual quem possuísse mais de 310 acres de terra deveria doar o excedente ao Estado. 

II - O Senado fez total apoio a tais medidas propostas no projeto de lei agrária (reforma agrária). Tibério e seus seguidores foram aclamados. 

Está(ão) correto(s)

xa) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens


11) Assinale a alternativa errada

xa) Marco Antônio. Foi o primeiro imperador de Roma. Buscando adquirir o apoio popular, promovia a distribuição de trigo e a organização de espetáculos públicos de circo (Pão e circo). 

b) Tibério Graco Elaborou a “Lei Frumentária”. Essa lei determinava a distribuição de trigo a preços mais baixos, além de retomar o projeto de “Reforma agrária”.

c) Julio Cesar. Teve um papel fundamental na passagem da República para o Império Romano. Durante o seu governo (outubro de 49 a.C a 15 de março de 44 a.C) fez grandes conquistas militares para Roma.

d) Principais feitos de Júlio Cesar Em 47 a.C. comanda o exército romano na Campanha Militar no Egito. Neste mesmo ano conheceu Cleópatra;Sai vitorioso, em 46 a.C. , durante a campanha militar no norte da África; Em 15 de março de 44 a.C. foi assassinado por Brutus, após uma conspiração do Senado Romano. 

 12) Sobre as principais leis em Roma Antiga assinale a alternativa errada

a) Lei das XII Tábuas: primeira codificação do Direito romano.

b) Direito Civil (Jus Civile ou dos Cidadãos). Corpus Juris Civilis: conhecido como a principal codificação do Direito Romano. 

xc) Direitos das Gentes (Jus Gentium), que era aplicado aos plebeus. 

d) Direito Natural (Jus Naturale). 


13) Sobre a Crise e decadência do Império Romano não se pode afirmar que

a) Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano.  Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.

xb) Mesmo em crise o exército fortalecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais protegidas. Muitos soldados, mesmo sem receber salário, mantinham suas obrigações militares. 

c) No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente (Roma). Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.

d) Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc.

Era o fim da Antigüidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

 

Questões sobre Roma Antiga



Veja também

Gabarito das questões sobre Roma Antiga

  1. D
  2. B
  3. B
  4. D
  5. B
  6. C
  7. A
  8. D
  9. C
  10. A
  11. A
  12. C
  13. B


Questões sobre Grécia Antiga

 Questões sobre a Grécia Antiga


1) Sobre a Grécia Antiga é incorreto afirmar que

a) Concentrou-se ao sul da Península Balcânica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da Ásia Menor.
xb) O relevo montanhoso e o conseqüente isolamento das localidades facilitaram a organização de cidades-Estado não autônomas, mas dependentes do governo central, característica marcante da Grécia Antiga.
c) A partir do século VIII a.C. estabeleceram colônias gregas em diversos pontos da orla do Mar Mediterrâneo, especialmente no sul da Itália, na região conhecida como Magna Grécia.
d) Imigração indo-européia 

2) Sobre a Grécia Antiga Assinale a alternativa errada

a) Cretenses: Vindos da Ilha de Creta formavam uma civilização comercial que exerceu o domínio sobre a Grécia Continental. Possuíam uma sociedade matriarcal governada pelo Rei Minos.
b) Aqueus: Vindos do Norte da Península Balcânica, invadiram e dominaram os cretenses.
c) Dórios: Originários da mesma região dos aqueus, expulsaram os Jônios e Eólios da Grécia para as ilhas do Egeu e o litoral da Ásia menor. (Primeira Diáspora Grega)
xd) Os Dórios trouxeram a desenvolvimento para a Grécia, provocaram crescimento comercial e cultural, o que levou ao surgimento da escrita nessa região.

3) Considerando o período homérico na Grécia antiga assinale a alternativa ERRADA
a) Fontes: Ilíada (Guerra de Tróia) e Odisséia (retorno de Ulisses ao reino de Ítaca). Poemas atribuídos ao poeta Homero.
b) Os refugiados da primeira diáspora grega fundaram pequenas unidades auto-suficientes baseadas no coletivismo – os genos, ou comunidades gentílicas.
xc) Essas unidades eram compostas de membros de várias famílias, que formavam grupos e núcleos sob a chefia do pater. 
d) Por volta do ano 800 a.C., as disputas por terras cultiváveis e o crescimento populacional acabaram com o sistema gentílico. 

4) Considerando o Período |Arcaico na Grécia Antiga marque a alternativa incorreta
a) Os demos deram origem às cidades-Estados, ou pólis – a principal transformação do período Arcaico xb) Cada cidade-Estado grega era uma tribo, social e religiosa dependente, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida de colônia.
c) Atenas conhecida como a cidade exemplar da Grécia Antiga, por sua cultura e prosperidade econômica, 
d) Atenas, se desenvolveu na Ática, região cercada de montanhas. Por causa da falta de terras férteis, os atenienses voltaram-se para a pesca, a navegação e o comércio marítimo.

5) A Sociedade de Atenas era constituída dos seguintes membros, exceto

a) Eupátridas (grandes proprietários de terra)
b) Georgóis (pequenos proprietários)
c) Demiurgos (comerciantes)
xd) Políticos (governantes locais)

6) Sobre a política em Atenas é incorreto afirmar
a) Eclésia (assembléia popular que aprovava as medidas da Bulé)
b) Bulé (ou Conselho dos 400 que elaboravam as leis a serem votadas pela assembléia popular)
c) Arcontado (exerciam a justiça e administração)
xd) Estrategos (exerciam o comércio e as relações exteriores)

7) Não é uma das Características Gerais da Cidade de Atenas:

a) Comercial marítima (talassocrática)
xb) Aristocrata, rural e iletrada; 
c) Intelectualizada (voltada para o ensino político e filosófico;
d) Urbana e cosmopolita;

8) Sobre a legislação na Grécia Antiga analise os itens
I - Drácon: redigiu as leis – até então orais -, dificultando sua manipulação pelos eupátridas.
II - Sólon: Aboliu a escravidão por dívidas, libertou os devedores da prisão e determinou a devolução de terras confiscadas pelos credores eupátridas. Também dividiu  a sociedade de forma censitária em quatro classes sociais e instituiu o princípio da eunomia (igualdade perante a lei). 

Está(ão) correto(s)

a) Somente I
b) Somente II
xc) I e II
d) nenhum dos itens

9) Sobre a Grécia antiga e os tiranos em Atenas assinale a alternativa Incorreta
xa) Aristóteles: Desenvolveu leis que escravizavam eupátridas
b) Hiparco e Hípias: filhos de Pisístrato, não deram seguimento as reformas.
c) Clístenes: Foi neste contexto que ocorreu uma grande revolta liderada por Clístenes, que instituiu a democracia na cidade .
d) Pisístrato: estabeleceu a tirania. Procurou amenizar as diferenças sociais, patrocinando várias obras públicas, gerando emprego a thetas e georgóis descontentes.

10)  Sobre a Sociedade de Esparta na Grécia Antiga analise os itens

I - Esparta  Representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática, guerreira e eugênica (não se admite defeitos físicos nos cidadãos).
II - Espartanos: principal grupo social e elite militar. Periecos: eram pequenos proprietários que se dedicavam ao artesanato e ao comércio em pequena escala. Hilotas: Servos de propriedade do Estado, sem direito políticos.

Está(ão) correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
xc) I e II
d) nenhum dos itens


11) Sobre o Período Helenístico assinale a alternativa incorreta
a) Período caracterizado pela invasão da Grécia pelos macedônios comandados por Filipe II (Batalha de Queronéia).
b) A política expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou a Pérsia, o Egito e a Mesopotâmia. 
xc) Alexandre não respeitou as instituições políticas e religiosas dos povos vencidos e promoveu uma limpeza étnica. Proibiu casamentos entre seus oficiais e jovens das populações locais.
d) A fusão dos  valores gregos com as tradições das várias regiões asiáticas conquistadas deu origem a uma nova manifestação cultural, o helenismo.

Gabarito das questões sobre a Grécia Antiga

  1. B
  2. D
  3. C
  4. B
  5. D
  6. D
  7. B
  8. C
  9. A
  10. C
  11. C

Questões sobre Imperialismo e Neocolonialismo

 Questões sobre Imperialismo e Neocolonialismo

1) Denominação dada à política de dominação que algumas nações passaram a exercer sobre outras, a partir do século XIX. 

a) Imperialismo

b) Mercantilismo

c) Socialismo

d) Capitalismo


2) São fatos que levaram ao imperialismo, exceto

a) O fortalecimento do capitalismo

b) Necessidades: - Matéria-prima, mercados e mão-de-obra  barata. 

c) Solução:  Dominar-Controlar- Explorar

d) Investir capital e conquistar novos mercados.


3) São Causas do imperialismo, exceto

a) - Conquista de mercados-consumidores; 

b) - Busca de produtos secundários de qualidade

c) - Acomodação de excedentes populacionais -secundário; 

d) - Estruturação de bases estratégicas -  neutralizando a concorrência. 


4) Sobre o Darwinismo social assinale a alternativa errada

 a) Tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. 

b) Baseada na Teoria da seleção natural de Charles Darwin. 

c) Baseado na teoria da evolução  diversos cientistas  defendiam a tese de igualdades raciais entre os seres humanos; 

d) As características biológicas e sociais determinariam a  superioridade e as mais enquadradas nesses critérios, seriam as mais aptas.  

 

5) Justificavam a dominação e a exploração de territórios e do povo, exceto

a) Características biológicas -“raça” branca;

b) Fé religiosa - predominantemente cristã; 

c) Missão de levar o desenvolvimento. 

d) Capacidade do indivíduo e não da raça


6) Sobre os Conflitos de Resistência Imperialista, Guerra dos Bôeres,  assinale a alter nativa errada

a) Guerra dos Bôeres (1899 – 1902): Inglaterra  X   Bôeres ou Africânderes – África do Sul 

b) descendentes de colonos calvinistas dos Países Baixos, da Alemanha e da França, que ocuparam a região nos séculos XVII e XVIII, cuja colonização disputaram com os britânicos.  

c) Causa básica: descoberta de ouro e diamantes na República livre de Transvaal -fundada pelos bôeres. 

d) Consequências: Inglaterra liberta as Repúblicas de Orange e Transvaal às colônias do Cabo e Natal.


7) Analise os itens

I - Guerra dos Cipaios (1857–1859):  Inglaterra X Índia Causa: concorrência inglesa destrói produção local de tecidos.  Consequências:• Índia torna-se oficialmente uma colônia britânica. 

II -  Guerra do Ópio (1841–1842) Inglaterra X China Causas: China tenta proibir o consumo de ópio no país. Um carregamento inglês de 20 mil caixas de ópio é jogado ao mar pelas autoridades chinesas.

Está(ão) correto(s)

 a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) nenhum dos itens

 8) A Revolução Meiji -JAPÃO 

a) Processo que deu início à industrialização japonesa. 

b) Até o século XX – afastado dos europeus. 

c) Poder nas mãos de aristocracia urbana  amparados por  profissionais de ofício. 

d) Não teve Comando do país – xogunato -família Tokugawa. 


9) Ações Imperialistas dos EUA, exceto

a) “auxílio” na guerra de independência contra a Espanha;nexação das Filipinas e Porto Rico

b) Emenda Platt (constituição cubana) – direito de intervenção na ilha;

c) Estímulo ao movimento separatista em relação à Colômbia. 

d) Proibição de Exploração do Canal do Panamá durante todo o século XX.


10) São Consequências do Neocolonialismo, exceto

a) Desestruturação de sistemas produtivos locais. 

b) Fome endêmica, miséria crônica. 

c) Submissão econômica das regiões dominadas. 

d) Controle dos conflitos regionais. 

Questões sobre Imperialismo e Colonialismo

Veja também

Gabarito das questões sobre Imperialismo e Neocolnialismo

  1. A
  2. A
  3. B
  4. C
  5. D
  6. D
  7. C
  8. A
  9. D
  10. D


Questões sobre a ERA VARGAS (1930 – 1945)

 

Exercícios sobre a ERA VARGAS (1930 – 1945)

1) São características do Período Provisório (1930 – 1934), exceto:

a) Decretos-lei e Nomeação de interventores.

b) Atrelamento de sindicatos ao governo.

c) Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

d) Voto feminino (excluindo-se analfabetos).


2) Não é uma característica do Governo Vargas até 1934

a) Criação de leis trabalhistas: 8hs diárias, salário mínimo, aposentadoria, férias, estabilidade...

b) Revolução Constitucionalista No Rio de Janeiro em 1933

c) Oligarquia paulista insatisfeita com exclusão do poder.

d) Classe média urbana insatisfeita com autoritarismo varguista.

 

3) Sobre o período constitucional (1934-1937) é incorreto afirmar

a) Voto secreto, obrigatório, direto. Voto feminino (excluindo-se analfabetos).

b) Encerramento da Justiça eleitoral.

c) Confirmação de leis trabalhistas.

d) Mandato presidencial de 4 anos.


4) São características do O ESTADO NOVO (1937 – 1945), exceto:

a) Nova constituição (1937): POLACA (constituição fascista).

b) Estado de Emergência permanente – plenos poderes ao presidente e a polícia.

c) Congresso fechado – decretos-lei.

d) Permissão de greves e manifestações.


5) Sobre o Estado Novo é incorreto afirmar que

a) Censura permanente (DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda).

b) Prisão de qualquer opositor.

c) Transição do poder para as forças armadas.

d) Simpatia ao fascismo.


6) Analise os itens

I - Populismo tipo de governo que possui as seguintes características: autoritarismo, estatismo, corporativismo, culto ao líder combinado com concessões parciais a camada mais pobre da população visando obter seu apoio. 

II - Populismo Ocorreu na América Latina entre os anos 30 e 50, e tem em Getúlio Vargas, no Brasil, Juan Domingo Perón, na Argentina seus representantes.

Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d|) Nenhum dos itens


7) Sobre a Revolução de 30 analise os itens

I - Júlio Prestes vence as eleições. João Pessoa é assassinado na Paraíba e o grupo de Vargas utiliza esse fato a seu favor colocado a culpa em seu adversário político e organiza uma ação armada contra Washington Luís.O movimento que teve início no RS e em MG ganhou adeptos também em estados do Nordeste tornando a situação insustentável. O presidente foi obrigado a renunciar.

II - Em 3/11/1930, apoiado por setores populares e pela maioria dos participantes do movimento, Vargas tornou-se presidente.

 Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d|) Nenhum dos itens

 

8) Sobre a AIB (Ação Integralista Brasileira) é incorreto afirmar que:

a) Grupo fascista – Nacionalistas, achavam que a democracia era um regime incapaz de tirar o Brasil da crise, eram contra o comunismo (Totalitarismo, unipartidarismo e Estado centralizado forte)

b) Plínio Salgado (líder)

c) Lema: “Deus, Pátria e Família”

d) Grupo comunista – Nacionalistas, achavam que a democracia era um regime incapaz de tirar o Brasil da crise, eram contra o facismo (Totalitarismo, unipartidarismo e Estado centralizado forte)

 

 9) Sobre Era Vargas e o Brasil na Segunda Guerra Mundial não se pode afirmar que

a) Em troca de financiamentos para CSN, o Brasil permite a exploração do nordeste brasileiro pelos americanos para fornecer borracha e minérios para a indústria bélica dos aliados  

b) 1942: Navios brasileiros são afundados por submarinos alemães. 

c) Brasil não declara guerra ao Eixo (ALE + ITA + JAP). 

d) 1944: FEB (Força Expedicionária Brasileira) desembarca na Itália

 

10) Não caracteriza a ERA VARGAS (1930 – 1945) 

a) Incentivo ao mercado interno.

b) Recuperação do preço do café (queima de estoque).

c) Incentivos a indústria nacional (especialmente a de base durante a II Guerra Mundial), com a criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a nacionalização de refinarias de petróleo.

d) Criação de Brasília

Questões sobre a ERA VARGAS (1930 – 1945)




Gabarito sobre as questões sobre a Era Vargas


  1. D
  2. B
  3. B
  4. D
  5. C
  6. C
  7. C
  8. D
  9. C
  10. D


Questões Sobre Iluminismo, com gabarito

 Exercícios Sobre Iluminismo

1) Sobre O que foi o iluminismo assinale a alternativa errada 

a) Movimento intelectual, político, social e econômico.

b) Originou-se na Inglaterra no século XVII.

c) Principais fundamentadores: Isaac Newton e John Locke.

d) Exaltava o Rei Absoluto

 

2) O Iluminismo combatia, exceto: 

a) O Absolutismo.

b) O Mercantilismo.

c) A intolerância religiosa.

d) O Direito às liberdades

Observação importante: 

3) Não foi um pensador do Iluminismo

a) Agostinho 

b) Montesquieu 

c) Rousseau

d) Voltaire 


4) Montesquieu Foi um pensador do iluminismo que  

a) Deu grande destaque à monarquia inglesa.

b) Era favorável aos costumes e as instituições do seu tempo.

c) Propôs a tripartição dos poderes em: executivo, legislativo e judiciário.

d) Principais obras: Cartas Persas e Do espírito das leis.


5) Sobre o Liberalismo Econômico é incorreto afirmar que

a) Combate ao intervencionismo.

b) A riqueza do Estado viria através do trabalho e da produção industrial.

c) Destaca-se: Adam Smith.

d) A riqueza do homem decorre da intervenção estatal na economia


6) Analise os itens

I - Dentre Os enciclopedistas Destacam-se Diderot e D'alembert.

II - Tentativa de reunir todo o pensamento iluminista num só livro: a enciclopédia.

 Está(ão) Correto(s)

a) Somente I

b) Somente II

c) I e II

d) Nenhum dos itens


7) São Princípios e ideias do Iluminismo, execeto

a) Liberdade de pensamento 

b) Razão é secundária

c) Crença no Progresso 

d) Crítica da religião 

8) Sobre o Despotismo esclarecido assinale a alternativa errada

a) Os governantes absolutistas de alguns países europeus adotaram certos princípios do Iluminismo, promovendo em seus Estados uma série de reformas nos campos social e econômico.

b) Os governantes que ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos o objetivo principal era reduzir o controle total sobre os Estados que governavam uma transição para acabarem com o absolutismo.

c) Alguns Governantes racionalizaram a administração, impondo igualdade de impostos as camadas sociais, incentivaram a educação, modernizaram a economia.

d) Os mais destacados foram: Frederico II da Prússia, amigo pessoal de Voltaire, José II da Áustria, Catarina II da Rússia e o marquês de Pombal de Portugal, Carlos III da Espanha. 


9) Sobre René Descartes (1596-1650) é incorrreto afirmar

a) autor do livro Discurso do método

b) Inaugurou um método de estudo da natureza a partir da razão, as idéias “claras e precisas”

c) Lançou as bases de cálculo de probabilidades

d) Com ele nasceu uma filosofia que tudo tinha de passar pelo entendimento racional, fundado na verificação experimental.


10) Analise os itens

I - O iluminismo tem origem no Renascimento, o primeiro grande momento de construção de uma cultura burguesa, na qual a razão e a ciência são as bases para o entendimento do mundo.

II - A palavra Iluminismo originou-se de luz, referindo-se à razão, que consegue tudo iluminar. Essa era a principal característica das idéias iluministas: a explicação racional para todas as questões que envolviam a sociedade. 

Está(ão) correto(s)

a) I e II

b) Somente I

c) Somente II

d) Nenhum dos itens

Questões Sobre Iluminismo

Veja também

Gabarito das questões sobre o Iluminismo

  1. D
  2. D
  3. A
  4. B
  5. D
  6. C
  7. B
  8. B
  9. C
  10. A


Questões sobre a Primeira Guerra Mundial

Questões sobre a Primeira Guerra Mundial

1) Sobre A Europa antes da Guerra assinale a alternativa incorreta

a) A diversidade política e tensões sociais: No início do século XX a Europa encontrava-se no apogeu do seu poderio.

b) Regimes autoritários: Dominada pela Europa central e Oriental.

c) Monarquias autoritários: A burguesia e o operariado não cessavam de exigir maior participação na via política.

d) Regimes democráticos: Dominada pela Europa central e Oriental.

2) Considerando As Causas da primeira Guerra Mundial  é incorreto afirmar:

a) Nacionalismo exagerado

b) França e Alemanha desenvolveram uma propaganda do ódio nas suas populações.  

c) Globalização e Ausência de nacionalismo

d) Rivalidade comercial e colonial entre Inglaterra e Alemanha. França Alemanha disputam  entre o território a Alsácia-Lorena. Impe. Russo  e Austro-Húngaro disputam a sua influência sobre os Balcãs. 

 3) Na Cronologia da Guerra temos:

a) 1914 - 1º fase > Guerra os movimentos

b) 1916 - 1918 - 2º fase > Guerra dos aliados e Dia D.

c) 1915 - 1917 - 2º fase > Guerra das trincheiras e da posição.

d) 1917 - 1919 - 3º fase > retorno à Guerra de movimentos.


4) Análise os itens

I. A guerra das trincheiras aconteceu na fronteira entre a Alemanha e da França, a sul da Bélgica e  a norte da Suiça. Aconteceu em 1915 e 1917. 

II. As trincheiras eram uma espécie de caverna, em que os soldados faziam “túneis”, viviam, bombardeavam o inimigo com canhões de grande alcance e combatiam corpo-a-corpo quando era necessário.

Assinale a alternativa correta

a) Apenas I está correta

b) Apenas II está correta

c) I e II estão corretas

d) Nenhuma dos itens estão corretos

5) Não está entre As consequências demográficas e económicas da 1º Guerra Mundial

a) A população diminuiu drasticamente e passou a haver mais pessoas inactivas. Devido á guerra 

b) Depois da guerra, a Alemanha ganhou  menos dinheiro nas exportações enquanto que o reino Unido, os Estados Unidos e a França aumentou as exportações e importações. 

c) A Alemanha passou a ter mais importações do que antes da guerra.

d) A Divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental


6) Analise as afirmações

I - A conferência da paz preparou vários tratados, o mais importante dos quais seria o Tratado de Versalhes, com a Alemanha. 

II - Os tratados impuseram aos países vencidos condições humilhantes e definiram um novo mapa político mundial.

III - O Império Austro-húngaro e o Império Turco ficaram desmembrados

Assinale a alternativa correta

a) F,F,F

b) V,V,V

c) F,V,V

d) V,V,F

7) Sobre O Nacionalismo e o Sistema de Alianças na primeira guerra mundial assinale a alternativa errada

a) Pan-Eslavismo X Pan-Germanismo (região balcânica);

b) Paz ou “Pax” Armada;

c) Formação de alianças militares antagônicas (“o inimigo do meu inimigo é meu amigo”). Tríplice Aliança e Entente

d) Tríplice Aliança: ING + AUS + ESP

                             

8) Causa imediata (gota d’água): assassinato do herdeiro do trono austríaco (Arquiduque Francisco Ferdinando), em Sarajevo (Bósnia), em:

a) 1914

b) 1913

c) 1912

d) 1915

 

 9) Durante a primeira Guerra houve a introdução de novas tecnologias, exceto:

a) A aviação;

b) A utilização de balões meteorológicos;

c) Armas de mão como as granadas e morteiros

d) Bomba atômica


10) São Conseqüências da Guerra, exceto

a) Ascensão dos EUA – maior potência do mundo;

b) Tratado de Versalhes (1919):

c) Alemanha reconhecida como venedora

d) A “paz dos vencedores”;

Questões sobre a Primeira Guerra Mundial
Veja também

Resumo Sobre a Pré-História

 

Resumo Sobre a Pré-História

O que é a Pré-história?

O período de tempo entre a aurora do homem e os primeiros usos conhecidos da comunicação escrita

Principais realizações
  • Fabricação e uso de ferramentas
  • Comunicação
  • Verbal
  • Escrito?
  • Domesticação de animais
  • E plantas?
  • Finalmente: a agricultura
  • A “Primeira Onda”

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Períodos da Pré-história

O período Paleolítico 

  • “antiga idade da pedra”
  • c. 500.000 aC - c. 6000 aC
  • Recursos básicos
  • Caça e coleta
  • Arte notável (e religião?)
  • Ferramentas simples de pedra lascada
  • Abrigos simples
  • Incêndio
  • c. 150.000 AEC?
  • Linguagem

O período Neolítico 


  • Começou no Oriente Médio por volta de 6000 aC
  • para c. 3700 aC
  • Recursos básicos
  • Produção de alimentos
  • ferramentas de pedra polida
  • e armas?
  • Estilos de vida mais estabelecidos e menos nômades
  • aldeias “permanentes”
  • A população aumenta
  • Desenvolvimento de uma ordem social mais complexa (e satisfatória?)

Termos Cronológicos Comuns 

AC antes de Cristo."   Refere-se a uma data tantos anos antes do nascimento de Jesus Cristo.  Exemplo: 1200 aC
AD - “Anno Domini” Refere-se a uma data tantos anos após o nascimento de Jesus Cristo .  Ex: 120 d.C. 
AEC/CE - “Antes da Era Comum” e “Era Comum”. Esses termos correspondem a BC e AD, respectivamente.  
Década - 10 anos.   Ex: A década de 1930 foi uma década de depressão econômica em muitas partes do mundo. 
Século - 100 anos.   Observe que o século I d.C. se refere aos anos de 0 a 99.   
Milênio - 1.000 anos.   1º de janeiro de 2001 foi o início do novo milênio. 
Dendrocronologia - datação de eventos passados ​​através do estudo do crescimento dos anéis das árvores.
Datação por radiocarbono - método científico de datar qualquer material de uma fonte viva nos últimos 40.000 anos. Ex: osso, chifre, marfim, dentes e carvão. 
Idades Relativas - Datação de eventos passados ​​através do estudo de camadas rochosas. 

Resumo da pré-história do Oriente Próximo 

  • As primeiras aldeias neolíticas ca. 9000 aC
  • Tecnologia e cultura neolítica predominantes em 7000 aC
  • Desenvolvimentos agrícolas
  • Domesticação de plantas
  • Domesticação de animais
  • Irrigação antes de 5500 aC
  • Assentamento da Babilônia pelos pioneiros Halaf / Samarra 5500 aC
  • A sociedade ubaiiana desenvolve hierarquias sociais e religiosas distintas
  • Primeiras cidades em 3500 aC

A Pré-História e as Origens Humanas Africana

A pré -história remonta ao tempo anterior à invenção da escrita (aproximadamente 5.000 anos atrás).
Os arqueólogos são cientistas especialmente treinados que trabalham para descobrir a história dos povos pré-históricos escavando e estudando os vestígios dos primeiros assentamentos.
 

Pistas Científicas 

Os arqueólogos usam sítios escavados, ou escavações arqueológicas, para ajudá-los a analisar todas as evidências existentes, como ossos e artefatos.
Ossos podem revelar como as pessoas se pareciam, quão altas eram, os tipos de comida que comiam, doenças que podem ter tido ou quanto tempo viveram.
Artefatos são objetos feitos pelo homem, como ferramentas e joias.  Esses itens podem dizer como as pessoas se vestiam, que trabalho faziam ou como adoravam.
Isso ajuda a recriar uma imagem do comportamento cultural das primeiras pessoas.
Cientistas chamados antropólogos estudam a Cultura, o modo de vida único de um povo.
Os paleontólogos estudam fósseis e depois usam técnicas complexas para datar restos fósseis e rochas antigas.
Em última análise, os cientistas trabalham em equipe para fazer novas descobertas sobre como as pessoas pré-históricas viviam.

Origens

As pegadas foram feitas por seres humanos agora chamados Australopithecus.
Humanos e outras criaturas que andam eretos , como os Australopithecus, são chamados de HOMINÍDEOS.
Andar na vertical os ajudou a percorrer distâncias com mais eficiência.

Homo habilis 

Um fóssil foi descoberto na África Oriental e os cientistas o chamaram de Homo Habilis , que significa “homem de habilidade”.
Ferramentas feitas de rocha de lava foram encontradas em torno de Habilis. As ferramentas foram usadas para cortar carne e quebrar ossos abertos.
Considerado o 1º fabricante de ferramentas.

Homo erectus 


O Homo Erectus, outro tipo de hominídeo , apareceu na África Oriental.
O Homo Erectus era mais inteligente e adaptável que o Homo Habilis.
A Erectus usou tecnologia - formas de aplicar conhecimento, ferramentas e invenções para atender às suas necessidades
Erectus 1º a migrar (mover) da África.
Erectus 1º a usar fogo . O fogo os ajudou a se aquecer, cozinhar alimentos e colonizar novas terras.
Erectus pode ter desenvolvido os primórdios da linguagem falada.
.
.

Resumo Sobre a Pré-História







. .
Veja também

O alvorecer dos humanos modernos 

Muitos cientistas dizem que o Homo Erectus se transformou em Homo Sapiens , o nome para nós.
Homo Sapiens significa “homens sábios”.
Os primeiros grupos de Homo Sapiens foram:
Neandertal e Cro-Magnons
Neandertais 
Eles tinham sobrancelhas pesadas e inclinadas, ossos musculosos e grossos
Eles eram engenhosos. Viviam em cavernas ou abrigos feitos de madeira ou peles de animais durante os invernos rigorosos .
Sobreviveu por 170.000 anos e depois desapareceu. 

Cro-Magnons 

Existiu 40.000 anos atrás
Seus restos esqueléticos mostram que eles são idênticos aos humanos modernos.
Eles tinham estratégias de caça superiores
Eles planejaram suas caçadas ( Estudaram os hábitos dos animais e perseguiram suas presas )
Cro-Magnons eram avançados na linguagem falada
Essas coisas os ajudaram a sobreviver aos neandertais

Resumos
Resumos para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Vestibular e ENEM

+100 Exercícios de História para Ensino Fundamental e Médio, com Gabarito

 +100 Exercícios de História para Ensino Fundamental e Médio

Confira esta relação de exercícios de história sobre várias unidades temáticas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:

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Conteúdo de História com base na BNCC


HISTÓRIA – 6º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
História: tempo, espaço e formas de registros
A questão do tempo, sincronias e diacronias:reflexões sobre o sentido das cronologias
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas
(pré-colombianos)
Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma
Lógicas de organização política As noções de cidadania e política na Grécia e em
Roma
• Domínios e expansão das culturas grega e romana
• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação
dessa forma de organização política As diferentes formas de organização política
na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias
A passagem do mundo antigo para o mundo medieval
A fragmentação do poder político na Idade Média
O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
Trabalho e formas de organização social e cultural
Senhores e servos no mundo antigo e no medieval 
Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa
medieval e África)
Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval
O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média
O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval
+100 Exercícios de História para Ensino Fundamental e Médio, com Gabarito



HABILIDADES
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização
dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das
fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua
historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos
de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a
natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no
Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e
na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais
e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição
ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas
transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e
políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e
Roma antigas.
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas
de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre
populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no
Mediterrâneo e seu significado.
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização
do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as
relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no
período medieval.
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e
nas sociedades medievais.

HISTÓRIA – 7º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias
A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História
A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na
emergência do mundo moderno
Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial
Humanismos, Renascimentos e o Novo
Mundo
Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo
Renascimentos artísticos e culturais
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada
As descobertas científicas e a expansão marítima
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os
conflitos na Europa
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação
A estruturação dos vice-reinos nas Américas
Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental
As lógicas internas das sociedades africanas
As formas de organização das sociedades ameríndias
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados
A emergência do capitalismo

HABILIDADES
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com
base em uma concepção europeia.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa,
da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que
ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas
antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o
desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e
analisar seus significados.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos
culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas
principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da
conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as
populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as
dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por
meio de mapas históricos.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas,
considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no
mundo atlântico.
(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e
analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao
escravismo antigo e à servidão medieval.
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas
diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas
africanas de procedência dos escravizados.
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

HISTÓRIA – 8º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
A questão do iluminismo e da ilustração
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas
Revolução Francesa e seus desdobramentos
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana
Os processos de independência nas Américas
Independência dos Estados Unidos da América
Independências na América espanhola
• A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e
desdobramentos: o caso do Haiti
Os caminhos até a independência do Brasil
A tutela da população indígena, a escravidãodos negros e a tutela dos egressos da escravidão

HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e
discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e
analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos,
produtos e culturas.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as
temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões.
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de
independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas
revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento
da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e
étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte
portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e
comparar as formas de governo neles adotadas.
(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na
sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de
preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e
nas Américas.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O Brasil no século XIX Brasil: Primeiro Reinado
O Período Regencial e as contestações ao poder central
O Brasil do Segundo Reinado: política e economia
• A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado
• Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e
políticas migratórias no Brasil Imperial
Políticas de extermínio do indígena durante o Império
A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o
Romantismo no Brasil
Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias
Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias
africanas e asiáticas nas dinâmicas globais
Os Estados Unidos da América e a América
Latina no século XIX
O imperialismo europeu e a partilha da África eda Ásia
Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo
O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas
de integração e destruição de comunidades e povos indígenas
A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória

HISTÓRIA – 8º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas
políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas
rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com
as tensões e conflitos durante o Império.
(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do
Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base
na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os
legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o
Império.
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das
identidades no Brasil do século XIX.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no
contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do
continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais
na forma de organização e exploração econômica.
(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da
América e a América Latina no século XIX.
(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência
ao imperialismo na África e Ásia.
(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus
impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.

HISTÓRIA – 9º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo
A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos
A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a imprensa negra;a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações
Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930
O período varguista e suas contradições
A emergência da vida urbana e a segregação espacial
O trabalhismo e seu protagonismo político
A questão indígena durante a República (até 1964)
Anarquismo e protagonismo feminino
Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial
A questão da Palestina
A Revolução Russa
A crise capitalista de 1929
A emergência do fascismo e do nazismo
A Segunda Guerra Mundial
Judeus e outras vítimas do holocausto
O colonialismo na África
As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos

HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e
políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954.
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira
pós-abolição e avaliar os seus resultados.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação
econômica, política e social do Brasil.
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e
avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no
Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos
povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.
(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da
diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de
abordagem em relação ao tema.
(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de
movimentos sociais.
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes
conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e
seu significado histórico.
(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia
global.
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo,
a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e
asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas
(ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos
fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a
defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos
em um país em transformação
Os anos 1960: revolução cultural?
A ditadura civil-militar e os processos de resistência
As questões indígena e negra e a ditadura
O processo de redemocratização
A Constituição de 1988 e a emancipação dascidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens
etc.)
A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989
aos dias atuais
Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira
A questão da violência contra populações marginalizadas
O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização

HISTÓRIA – 9º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a
partir de 1946.
(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos
na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil
e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de
violação dos direitos humanos.
(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade
brasileira durante a ditadura civil-militar.
(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de
contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período
ditatorial até a Constituição de 1988.
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e
relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas
formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos
dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores
democráticos.
(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da
sociedade civil após 1989.
(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas
(negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de
consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil
a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
A história recente A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as tensões entre Estados
Unidos da América e Cuba
As experiências ditatoriais na América Latina
Os processos de descolonização na África e na Ásia
O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
Políticas econômicas na América Latina
Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional,
nacional e internacional

HISTÓRIA – 9º ANO (Continuação)

HABILIDADES
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões
geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
(EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus
procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de
movimentos de contestação às ditaduras.
(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com
especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as
reformas econômicas e sociais e seus impactos.
(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização,
considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo
desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
(EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América
Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na
contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos
e culturas.
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no
início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.