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Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

.Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo

Questões objetivas sobre currículo


1 - Ao tratar do currículo, Tomaz Tadeu da Silva o faz a partir de diferentes perspectivas teóricas. Assinale a alternativa 
que corresponde à perspectiva da teoria pós-crítica.
comportamento explícito.
b) O currículo é analisado com ênfase nas relações econômicas do capitalismo e nas relações de classe.
pessoas se tornarem conscientes do papel de controle e poder exercidos pelas instituições e estruturas sociais.
e sexualidade.
as experiências educacionais.

2 - (Almirante Tamandaré 2016/UFPR) Sobre o currículo e seus elementos,  pode-se afirmar:
as diretrizes para a organização temporal dos conteúdos de ensino.
ou seja, as escolas devem adaptar a organização do trabalho pedagógico a essa lógica, de maneira a se manter um padrão mínimo nacional para o ensino.
diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
que os municípios e estados, bem como as escolas privadas, devem desdobrar esse currículo em planos de ensino locais.
escola, à qual se juntarão as referências nacionais complementares, indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica.

processo de ensino-aprendizagem é o currículo oculto. Sobre essa ideia, considere as afirmativas a seguir:

1. O currículo oculto inclui valores, conteúdos e práticas não explícitas, mas que têm forte influência no processo
educativo, determinando muitas vezes o rumo e o resultado da formação.
atentos, uma vez que não é um fenômeno planejado e revelado.
3. O currículo oculto é o resultado de um conjunto de ações dos professores no enfrentamento ao currículo oficial, em uma espécie de oposição às determinações prescritas na referência curricular dominante.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

4 - (Campo Largo 2011)  Identifique as características próprias às teorias críticas (C) ou às teorias pós-críticas (P) do currículo.
( ) Currículo que emerge da realidade social, econômica e cultural.
( ) Currículo construído considerando o fim das metanarrativas.
( ) Currículo como discurso/representação.
( ) Currículo construído a partir de conceitos e conhecimentos históricos e científicos.
( ) Currículo voltado à emancipação e libertação.
( ) Currículo como construção de identidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) C – P – P – C – C – P.
b) P – P – C – C – P – C.
c) C – C – P – P – C – P.
d) P – C – C – P – C – C.
e) C – C – P – C – P – P.


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5. (São José SC/2013) O currículo é carregado de significados históricos, políticos, sociais, simbólicos, afetivos, teóricos, entre outros, responsáveis pela formação dos sujeitos escolares e pela constituição de suas identidades.

No currículo está(ão):
grade curricular, já que são elas que efetivam as aprendizagens das crianças na Educação Básica e ensinam como o professor deve atuar.
contempla também o espaço, as relações de poder, os textos, os discursos, as práticas pedagógicas, as trajetórias dos estudantes e dos educadores.
de cada disciplina da grade curricular, com destaque para a importância do ensino da Língua Portuguesa, único conteúdo necessário na formação dos estudantes.
professor, de acordo com as disciplinas de sua formação acadêmica, o que evita que os estudantes possam aprender informações de outra natureza.
normas pedagógicas, já que é este é o documento que regulamenta as atividades escolares e define os conteúdos que devem ser ensinados pelos professores.

é o resultado de uma seleção de elementos da cultura.
gerais provenientes do governo federal, os Estados e municípios devem elaborar e implementar orienta-
ções curriculares às suas redes de escolas.

Em relação ao currículo nacional, é correto afirmar:
curriculares, se revestem de um caráter de obrigatoriedade, não cabendo às escolas margem de autonomia na sua interpretação.
estar muito atrelado aos livros didáticos, cujas versões, feitas por seus autores, conduzem à não obediência das orientações curriculares mais gerais.
que a educação seja objeto de disputa ideológica de grupos que buscam obter a hegemonia na definição de valores, atitudes e conhecimentos que devem fazer parte da formação das nossas crianças e adolescentes.
em referências importantes nas redes de ensino porque elas criam verdades ao oficializarem saberes e legitimarem posturas autoritárias.
próprias escolas reelaborem especificamente essas orientações, mediante a construção coletiva do projeto pedagógico da escola.


7. (Camboriú 2011) A respeito dos currículos para o ensino fundamental e médio, assinale a alternativa correspondente ao texto apresentado no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
 a. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio não precisam ter uma base nacional comum e podem ser elaborados, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 b. ( ) O currículo do ensino fundamental deve ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Já o currículo do ensino médio não precisa ter uma base nacional comum.
 c. ( ) Cada sistema de ensino e estabelecimento escolar deverá elaborar seus próprios currículos do ensino fundamental e médio, levando em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 d. ( ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ser todos iguais, não havendo necessidade de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar levar em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 e. (  ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

8 - (Araucária 2017) Sobre as teorias do currículo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A modelação realizada pelos professores antes, durante e após suas aulas são expressões curriculares.
( ) O livro didático não é considerado como currículo, pois transgride o currículo oficial ao reinterpretar as determinações curriculares, recriando-as e redirecionando os objetivos educacionais.
( ) Entre outros aspectos, o currículo deve lidar com os espaços, os tempos e os saberes escolares.
( ) O currículo é um instrumento neutro, mesmo tendo uma força poderosa para legitimar ideologias e sistemas sociais, políticos e econômicos na educação. Seu papel se resume a instrumentalizar o processo ensino aprendizagem
no que se refere aos conteúdos escolares.
Marque  a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – F – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – F.

9 - (Colombo 2016) Com base no Parecer 20/2009 do Conselho Nacional de Educação e nas definições do que constitui uma proposta curricular na Educação Infantil, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
a) As experiências a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem privilegiar as áreas de conhecimento, principalmente a matemática, as ciências e atividades que envolvam a leitura e a escrita.
b) A proposta curricular da Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
c) O currículo na Educação Infantil é definido por uma base nacional curricular comum a ser seguida por todos os municípios.
d) O Ensino Fundamental, por ser a etapa subsequente à Educação Infantil, deve ser tomado como orientador das experiências a serem propostas na pré-escola.
e) O currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil devem priorizar o cuidar na educação de 0 a 3 anos e o educar na educação de 4 e 5 anos.


10. O termo Currículo é polissêmico e tem sido empregado para determinar um número muito grande de conceituações. A palavra currículo tem sido também utilizada, para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
Esse termo é representado pelo:
a. ( ) Currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
b. (  ) Currículo padrão, relacionado ao avanço da tendência tradicional e conteudista e transposto na supervalorização da norma culta derivada da alta cultura.
c. (  ) Currículo hermenêutico, caracterizado pela opção preferencial pelo planejamento científico erigido sobre bases teóricas derivadas da teoria da administração pública.
d. (  ) Currículo em ação, que alia planejamento de aula a estudos acerca da influência da ideologia de classes no desenvolvimento das bases da diferença social e econômica presentes na sociedade.
e. (  ) Currículo prescrito, caracterizado por todas as imposições do sistema de ensino, como as orientações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Planos Nacionais de Educação.


Leia também:
> Questões sobre Planejamento de Ensino
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> Questões sobre alfabetização e letramento



Gabarito Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo
1.D
2.C
3.B
4.A
5.B
6.E
7.E
8.A
9.B
10.A

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Currículo. Sugerido para estudos e simulado para concurso de professor da educação infantil, ensino fundamental e médio.
Outros temas
Grade curricular 
Matriz curricular de pedagogia 
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Para que serve o currículo escolar?
Currículo da base nacional comum do ensino fundamental 
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Base Nacional Comum Ensino Médio..

Gabarito




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