Publicidade

Resumo sobre Estilos de Escrita

Existem quatro tipos principais de escrita: expositiva, descritiva, persuasiva e narrativa. Cada um desses estilos de escrita é usado para um propósito específico. Um único texto pode incluir mais de um estilo de escrita.

Estilos de Escrita: expositivo, descritivo, persuasivo e narrativo.


EXPOSITIVA

A escrita exponencial é um dos tipos mais comuns de escrita. Quando um autor escreve em um estilo expositivo, tudo o que ele está tentando fazer é explicar um conceito, transmitindo informações de si para um público mais amplo. A escrita expositiva não inclui as opiniões do autor, mas se concentra em fatos aceitos sobre um tópico, incluindo estatísticas ou outras evidências.

Principais Estilos de Escrita
Veja também

Exemplos de Escrita Expositória

Livros de texto
Artigos de instruções
Receitas
Notícias (não editoriais ou Op-Eds)
Escrita comercial, técnica ou científica

DESCRITIVA

A escrita descritiva é freqüentemente encontrada na ficção, embora também possa aparecer na não-ficção (por exemplo, memórias, contas de primeira mão de eventos ou guias de viagem). Quando um autor escreve em um estilo descritivo, eles estão pintando uma imagem em palavras de uma pessoa, lugar ou coisa para o público. O autor pode empregar metáfora ou outros dispositivos literários para descrever as impressões do autor através dos seus cinco sentidos (o que eles ouvem, vêem, cheiram, sabem ou tocam). Mas o autor não está tentando convencer o público de nada ou explicar a cena - simplesmente descreva as coisas como elas são.

Exemplos de Escrita Descritiva

Poesia
Escrita de diário / diário
Descrições da natureza
Novelas ou peças de ficção

PERSUASIVA

A escrita persuasiva é o principal estilo de escrita que você usará em trabalhos acadêmicos. Quando um autor escreve em um estilo persuasivo, eles estão tentando convencer o público de uma posição ou crença. A escrita persuasiva contém as opiniões e os preconceitos do autor, bem como justificativas e razões dadas pelo autor como prova da correção de sua posição. Qualquer ensaio "argumentativo" que você escreve na escola deve estar no estilo persuasivo de escrever.


Publicidade

Exemplos de texto persuasivo

Cartas de apresentação
Artigos de jornais editoriais e editoriais
Comentários de itens
Cartas de queixa
Anúncios
Carta de recomendação

NARRATIVA

A escrita narrativa é usada em quase todos os textos, seja ficção ou não ficção. Quando um autor escreve em um estilo narrativo, eles não estão apenas tentando transmitir informação, eles estão tentando construir e comunicar uma história, com caracteres, conflitos e configurações.

Exemplos de escrita narrativa

Histórias orais
Novelas / Novelas
Poesia (especialmente sagas épicas ou poemas)
Histórias curtas
Técnicas idéias para estudar em casa
Fonte:
Jeffrey, Robin About Writing: A Guide Disponível em < https://openoregon.pressbooks.pub/aboutwriting/> publicado em September 13, 2016Acessado em 14/03/ 2018 licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.