Publicidade

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos sobre Vygostsky , com gabarito

.Questões sobre vygostsky simulado, com gabarito

Questões objetivas  vygostsky
1. (Fran.Dumont/MG 2016) São ideias de Vigotsky, EXCETO
A) O que provoca o desenvolvimento da criança é o fato de os  conteúdos da aprendizagem exigirem dela, criança, a utilização de capacidades que ainda não estão formadas, que ainda estão na zona de desenvolvimento próximo.
B) O pensamento e a palavra não estão ligados entre si por um vínculo primário. Este surge, modifica-se e amplia-se no processo do próprio desenvolvimento do pensamento e da palavra.
C) Os significados das palavras se desenvolvem.

D) A criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do  desenvolvimento, que independerá das suas aprendizagens, mediante as experiências a que foi exposta.

2. (VárzeaAlegre/CE 2014) Vygotsky defende que o professor:
A) Deve se colocar no centro do processo educativo e transmitir seus conhecimentos para os alunos, já que ele é o detentor do conhecimento científico e os alunos são apenas os receptores.
B) É o agente mediador do processo de aprendizagem das crianças, propondo desafios e ajudando seus alunos a resolvê-los, realizando com eles ou proporcionando atividades em grupo, os mais adiantados poderão ajudar os demais.
C) Não deve intervir nas aprendizagens das crianças porque a aprendizagem é resultante de uma atividade individual.
Assim, as crianças aprendem sozinhas, espontaneamente, a partir de suas
próprias interações com o meio físico e social.
D) Deve seguir rigorosamente seu planejamento porque a aprendizagem
escolar implica na apropriação de conhecimentos que exigem um

planejamento rígido, inflexível para que as crianças possam ter uma educação sólida e muito bem organizada.

3. (BiturunaPR 2017) Segundo Vygotsky, é correto afirmar que a aprendizagem: 
a) É produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. 
b) É um processo construído internamente que depende do nível de desenvolvimento do sujeito. 
c) É um processo de reorganização cognitiva onde os conflitos cognitivos são importantes no desenvolvimento. 
d) É um processo de esquemas de assimilação da criança com atividades desafiadoras que provocam desequilíbrios.  

4. (BiturunaPR 2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial. 
a) Ser dissocial. 
b) Sujeito individual. 
c) Ser particular. 
d) Sujeito social. 

5 - (Curitiba-2009/UFPR) Sobre o pensamento de Lev Vygotsky, é correto afirmar:
a) “Zona de desenvolvimento proximal” é um conceito que pode ser definido como a distância entre o que uma criança pode realizar sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companheiro mais capaz.
b) O processo de desenvolvimento da criança é influenciado por fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio.
c) A motivação pelos pais/familiares e/ou professores é importante na formação da identidade da criança, todavia a interação que ela tem com outras crianças é determinante na construção do ego infantil.
d) A escola, como instituição de reprodução cultural, mais dificulta do que auxilia a construção da inteligência da criança, pois incentiva pouco a criatividade e a produção de novos conhecimentos.
e) Sendo a inteligência um dom, o máximo que a escola pode fazer pelas crianças é ampliar as possibilidades dos naturalmente portadores desse dom e minimizar as dificuldades dos menos afortunados nesse quesito.

6 - O termo zona de desenvolvimento proximal é provavelmente uma das mais amplamente conhecidas e difundidas ideias associadas à produção científica de Vygotsky. A zona de desenvolvimento proximal é estabelecida quando o aluno:
a) Aprende sozinho sem intervenção do professor ou colegas.
b) É dependente do professor para realizar todas as atividades.
c) É incapaz de aprender com a ajuda de colegas mais avançados.
xd) Com o auxílio de outra pessoa mais experiente, é capaz de realizar uma ação antes não dominada.

7 - (Colombo-2016/UFPR) Sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, de acordo com o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
a) Pensamento e linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se seguindo trajetórias diferentes e independentes, antes
que ocorra a estreita ligação entre esses fenômenos.
b) O alívio emocional e a função social caracterizam a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
c) Não há linguagem sem pensamento, pois o pensamento verbal determina a ação psicológica tipicamente humana.
d) O domínio da linguagem como sistema simbólico é o que permite à criança utilizar manifestações verbais, comunicando-se com o meio social no qual está inserida.
e) A fase pré-intelectual da linguagem é caracterizada pela utilização de instrumentos e pela inteligência prática.


8. (St Ant.doGrama/MG 2017)A teoria de Vygotsky é a única que oferece ao menos em princípio, a possibilidade de se conceituar, de modo científico, os processos metacognitivos que permitem vincular essa dimensão do desenvolvimento geral e compreender a origem dessa capacidade de o sujeito controlar seus próprios processos interiores.
Desse ponto de vista é CORRETO afirmar que:
a) Nenhuma teoria psicológica do desenvolvimento confere tanta importância a educação quanto a de Vygotsky. Para ele a educação não tem nada de externo ao desenvolvimento.
b) Para Vygotsky, direta ou indiretamente, todo um conjunto de problemas novos relativos a pesquisa empírica e de importância capital para a educação foi introduzido na psicologia contemporânea.
c) Uma matriz de análise e uma gama de instrumentos de pesquisa e de diagnóstico podem ser facilmente desenvolvidas a partir das teses de Vygotsky sobre o desenvolvimento artificial, isto é, sobre o desenvolvimento sócio cultural das funções cognitivas.
d) Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

9. (Florianópolis 2010) Vygotsky defende as seguintes ideias a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem: 
1. O que a criança consegue fazer hoje com a colaboração de uma pessoa mais especializada, mais tarde poderá realizar sozinha. 
2. A origem do desenvolvimento cognitivo dá-se do interior para o exterior, ocorrendo em função da maturidade da pessoa. 
3. A criança consegue autonomia na resolução do problema, por meio da assistência e do auxílio do adulto, ou por outra criança mais velha, formando desta forma uma construção dinâmica entre aprendizagem e desenvolvimento. 
4. A aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento. 
5. As funções mentais superiores são produto do desenvolvimento sócio-histórico dos sujeitos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. 
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

10. (Camboriú 2011) Qual dos autores abaixo desenvolveu a teoria de aprendizagem fundamentada na perspectiva sócio-histórica?
a. ( ) Rudolf Steiner
b. ( ) Ovide Decroly
c. ( ) Célestin Freinet
d. ( ) Sigmund Freud
e. ( ) Lev Semionovitch Vygotsky

Leia também:

> Simulado sobre Paulo Freire 
> Simulado sobre Piaget
> Simulado sobre Luckesi



Gabarito das Questões sobre vygostsky simulado


Sugestões de temas para pesquisa e estudo


Questões sobre vygostsky. Questões de concurso de pedagogia, com gabarito, de conhecimentos pedagógicos sobre vygostsky. Simulado de Pedagogia de provas anteriores de concursos públicos para professor de ensino infantil, ensino fundamental e médio. As questões abordam temas como teorias desenvolvimento infantil, teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil e humano, aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem , pensamento de vigotsky sobre educação, maturação cognitiva , vygotsky aprendizado e desenvolvimento , o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, linguagem e pensamento vygotsky, contribuições de piaget e vygotsky à educação..


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


1 comentários:

Unknown disse...

muito bom essas questões para responder

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.