Publicidade

Resumo sobre Literatura Informativa no Brasil: Principais Autores

Como estudar literatura? Na verdade esse é um desafio do professor de literatura. Ensinar literatura e cinema, gêneros da literatura, literatura brasileira contemporânea e outros temas.

Nesta postagem trouxemos os principais autores e obras produzidas no Brasil no Século XVI no período conhecido como Literatura Informativa, no contexto literário e histórico do descobrimento. 

Os principais documentos do período representam as manifestações literárias no Brasil Colonial (Quinhentismo).

5 principais autores e obras da Literatura Informativa no Brasil.

Autores e obras

1 - A Carta, de Pero Vaz de Caminha;

  • Caminha eternizou-se na Literatura Informativa, como o autor de uma carta, datada de 1 de Maio, ao soberano, um dos três únicos testemunhos desse descobrimento.



Literatura informativa - Carta - Texto para aula
by Pixabay - Figura ilustrativa

2 - O Diário de Navegação, de Pero Lopes de Souza -  1530;

  • Na obra de literatura informativa, Lopes de Sousa narra, além de sua biografia e a de seu irmão, episódios como a fundação das vilas de São Vicente e Piratininga e os descobrimentos do Rio de Janeiro, do Rio da Prata e da ilha de Fernando de Noronha. 



3 - As Duas Viagens ao Brasil, de Hans Staden - 1557.

  • Também considerada como literatura informativa é uma obra de autoria de Hans Staden, publicada originalmente em 1557 em Marburgo (atual Alemanha) por Andres Colben. Foi o primeiro livro impresso que falou sobre o Brasil, e um dos mais importantes documentos sobre o Brasil Colônia.[2]



4 - O Tratado da Terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo - 1576;

  • Uma das mais importantes obras da literatura informativa o Tratado da Província do Brasil e Tratado da Terra do Brasil, tem a finalidade de estimular a emigração portuguesa. Os dois textos foram reunidos[3] mais tarde no famoso livro História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil[4], editado em Lisboa, por Antônio Gonçalves, em 1576.

5 - Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Souza - 1587;

  •  Tratado Descritivo do Brasil e Descrição verdadeira de todo o Estado pertencente à Coroa de Portugal, da fertilidade dessa província, de todas as aves, animais, peixes, bichos, plantas, que nelas há, e dos costumes dos seus naturais, é uma das obras capitais do século XVI sobre o Brasil.
Veja também:


Fonte da Pesquisa: Wikipedia


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.